Respostas
Resposta:
Os impérios africanos foram formações de Estado que abrangiam vários povos em uma só entidade. Esta formação se dava normalmente por meio de conquistas. Foram numerosos e importantes nas suas relações comerciais, políticas e culturais, e cabe-nos conhecer um pouco mais alguns deles.
Explicação:
- Império Axum
O Império Axum data de 100 d.C., com a fundação da cidade de Axum. No século IV já eram o Estado de maior expressão do reino da Núbia e, por conta das relações no Mar Vermelho – local de articulação entre populações africanas e árabes – adotaram o cristianismo, que se espalhou em boa parte do território sob o domínio romano, inclusive no Egito.
- Império Zimbábue
O Império Zimbábue existiu entre os anos de 1200 e 1400, no litoral da África Austral, onde hoje estão localizados Moçambique e Zimbábue. O território era povoado por populações do tronco linguístico banto, conhecidos como shonas. Os vestígios materiais desse império foram encontrados somente no século XIX e a principal marca encontrada foi o Grande Zimbábue – ou Grande Casa de Pedra. Uma construção enorme, complexa e que demonstra ostentação e poder.
- Império Gana
Império Gana foi o mais antigo Estado negro que se conhece, fundado no século IV, e conquistou uma grande área onde exerceu dominação política e econômica, ao sul do que hoje conhecemos por Mauritânia, Senegal e Mali. Foi um núcleo formado pelos povos conhecidos como soninkê.
- Império Mali
Com o declínio de Gana diversas disputas por influência ocorreram entre estados menores, paralelos e independentes, no século XII. Um desses estados era formado pelo povo conhecido por sosso, de etnia Soninke. Foi por meio das armas que estes se impuseram e alcançaram hegemonia no século XIII.
- Império Songai
O Império Songai está relacionado com a cidade de Gao, localizada na curva do Níger. Esta cidade foi um importante centro comercial, político e econômico, com poder militar de arqueiros que se lançavam ao Rio Niger.
Espero ter sido útil em sua pesquisa!
Resposta:
Durante o século XlX, países como a França, Bélgica, Inglaterra e Portugal disputaram e dividiram o continente africano em colônias, em busca de matérias-primas, mão de obra barata e conquistas de novos mercados consumidores. A partilha e divisão da África na conferência de Berlim, foram feitas com base no poder político e militar de cada país. Essa divisão foi feita de forma arbitrária, unindo étnias rivais e separando as aliadas. De certa forma, isso contribuiu pra o surgimento de muitos conflitos e guerras civis que persistem até os dias atuais.
Dica: No google tem algumas imagens, onde é possível ver nítidamente como ficou feita essa retaliação e com que cada "região" esses países ficaram, sobrando apenas Libéria e Etiópia como países independentes.