Rodrigo Duarte, um destacado intérprete da Es cola de Frankfurt no Brasil, afirma que, na indústria cultural, "encontram-se embutidos atos de violência, oriundos do com prometimento tanto económico quanto ideológico da indústria cultural com o status quo: ela precisa, por um lado, lucrar, justi ficando sua posição de próspero ramo de negócios; por outro, ela tem de ajudar a garantir a adesão das massas diante da situa ção precária em que elas se encontram no capitalismo tardio". DUARTE, Rodrigo, Indústria Cultural: uma introdução, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 49. Com base no texto acima, é correto afirmar que: a) a indústria cultural é descrita como a violência contra os trabalhadores da cultura, que têm suas obras exploradas pelos donos das grandes produtoras e distribuidoras dos bens culturais, sem receber o devido pagamento por isso. TRILHA 10 Tema: Ideologia hegemônica do capitalismo monopolista e a indústria cultural b) a indústria cultural é a promoção de um discurso ideologi camente engajado em prol do capitalismo tardio, onde as massas são induzidas à passividade frente à exploração do seu trabalho. c) a violência promovida pela indústria cultural é a da explo ração do trabalhador da cultura e, ao mesmo tempo, a da imposição, às massas, da ideologia da passividade frente à exploração capitalista. d) o comprometimento econômico e ideológico da indústria cultural se deve ao caráter espiritual das obras artísticas, sem qualquer vinculação com a base econômica capitalista em que os autores se situavam.
Respostas
Resposta:1. A) a indústria cultural é descrita como a violência contra os trabalhadores da cultura, que têm suas obras exploradas pelos donos das grandes produtoras e distribuidoras dos bens culturais, sem receber o devido pagamento por isso.
B) R= a indústria cultural é a promoção de um discurso ideologicamente engajado em prol do capitalismo tardio, onde as massas são induzidas à passividade frente à exploração do seu trabalho.
C) a violência promovida pela indústria cultural é a da exploração do trabalhador da cultura e, ao mesmo tempo, a da imposição, às massas, da ideologia da passividade frente à exploração capitalista
D)o comprometimento econômico e ideológico da indústria cultural se deve ao caráter espiritual das obras artísticas, sem qualquer vinculação com a base econômica capitalista em que os autores se situavam.
Explicação:
Theodor Adorno contrapõe "indústria cultural" e "cultura de massa" (A).
Para ele, "indústria cultural" é um bem cultural apropriado pelo sistema capitalista, fazendo com que o povo consuma a arte capitalista sem consciência de que seu gosto está sendo coisificado e massificado, a fim de ser ponte para o lucro do empreendimento capitalista.
A partir do processo de mercantilização da cultura, não há cultura de massa, ou seja, cultura própria do povo.
O que existe são culturas em formatos de bens que são usadas para enriquecimento da classe elitizada e a arte, uma ferramenta de manipulação para favorecer o consumo selvagem.
Link: brainly.com.br/tarefa/19081783