EM SE TRATANDO DE DANCA E CRIATIVIDADE E DO TRABALHO DA ARTISTA QUAIS OUTROS ASPECTOS DO TRABALHO DA ARTISTA DA ARTISTA PODEMOS ASSOCIAR COM O QUE VC LEU SOBRE CRIATIVIDADE??
ME AJUDEM PRECISO DA RESPOSTA PRA HOJE
Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado! Bons estudos
Explicação:
A criatividade é uma característica humana. No entanto, seus mecanismos sempre foram um mistério para nós. Na Grécia antiga, por exemplo, acreditava-se que a capacidade de criar era uma dádiva vinda do poder das musas, entidades sobrenaturais que inspiravam os homens a criar poesias, narrativas, peças de teatro, músicas, cálculos, etc. Segundo os gregos, quando alguém era "tocado" por uma dessas divindades, tornava-se capaz de criar obras que impressionariam a todos.
Na Idade Média e na Renascença, com a influência do Cristianismo, se entendia a capacidade criadora como uma habilidade natural do ser humano, um dom de Deus. A dedicação, a pesquisa e o estudo seriam formas de aprimorar algo inato, mas não poderiam dar o talento a quem não tinha nascido com ele.
Atualmente, chamamos de criatividade um conjunto de competências, habilidades e saberes combinados que o ser humano mobiliza para propor algo novo e significativo a um grupo social. O sujeito criativo é aquele que busca e ressignifica elementos de seu repertório cultural e de sua experiência de vida a fim de reuni-los de forma original e inusitada. Isso pode se dar no âmbito dos vários saberes, como as ciências, as artes e a filosofia.
A criatividade, essa capacidade que nos desafia e nos preenche de satisfação, só é possível porque desenvolvemos a linguagem e a imaginação. A linguagem nos ajuda a interpretar a realidade que nos cerca e a comunicar nossas ideias para o mundo. A imaginação nos ajuda a fazer relações entre imagens, sons, gestos, palavras, etc.
Como você viu, Pina Bausch inovou o conceito de dança-teatro misturando elementos de ambas as linguagens artísticas para comunicar às pessoas suas ideias e pontos de vista sobre seus sentimentos, as relações e a vida.