• Matéria: Filosofia
  • Autor: arieteteresinha3001
  • Perguntado 3 anos atrás


Cite e justifique 3 exemplos de CIENCIA COGNITIVAS​

Respostas

respondido por: EsheleydaSilva
0

Resposta:Neurociência. ...

Psicologia. ...

Linguística. .

Explicação: está correto


arieteteresinha3001: obrigada
EsheleydaSilva: de nada flor
respondido por: andressinharo
0

Resposta:

Explicação:

Neurociência

A Neurociência Cognitiva tem como foco entender como as experiências percebidas ao longo da vida por meio dos 5 sentidos são processadas pelo cérebro e transformadas em conhecimento. Com isso, ela busca compreender como o sistema nervoso central funciona e identificar maneiras de agir sobre ele.

A ciência já sabe que o nosso cérebro é dotado de neuroplasticidade, ou seja, é capaz de reestruturar as conexões neurais. Com isso, novas técnicas de reprogramação mental vêm surgindo com frequência, fazendo com que seja possível transformar nossa realidade subjetiva para que ela se assemelhe à realidade objetiva.

Psicologia

A Psicologia Cognitiva busca avaliar o comportamento humano tendo como base aspectos que não são observáveis. Com isso, ela avalia as ideias que surgem na cabeça do paciente e quais respostas emocionais e comportamentais são desencadeadas.

Tais pensamentos não correspondem necessariamente à realidade objetiva. A função da terapia cognitiva é fazer o paciente questionar suas próprias crenças para, então, reformulá-las de forma mais fiel ao que realmente aconteceu.

Linguística

Em vez de priorizar a gramática ou a descrição da língua, a Linguística Cognitiva se baseia na semântica e nos significados, focando em uma abordagem que valoriza a percepção humana.

Dessa forma, a linguagem não é vista como uma entidade autônoma, mas sim como uma manifestação que inclui experiências culturais, sociais e individuais. Ela é ainda uma parte da cognição e está amplamente aberta à interdisciplinaridade com outras Ciências Cognitivas.

Filosofia

A filosofia da mente se ocupa, entre outras coisas, com a relação entre o corpo (uma entidade física) e a mente (uma entidade não física). Afinal, embora os fenômenos mentais não possam ser observados, eles estão de alguma forma conectados ao cérebro.

Os filósofos que atuam nessa área buscam esclarecer algumas questões, tais como:

Qual é a diferença entre a mente e os objetos que podemos tocar?

Qual é a natureza do pensamento? Será ele imortal e eterno?

A mente e o cérebro são uma única coisa?

A distinção entre espírito e matéria é apenas uma ilusão?

Inteligência Artificial

Sistemas capazes de aprender: essa é a base da Inteligência Artificial Cognitiva. A partir da experiência adquirida, os sistemas poderiam fazer deduções e ampliar seus conhecimentos, tornando-se capazes de identificar padrões e prever problemas.

Para isso, são usados algoritmos criados de forma a “imitar” as conexões entre os neurônios, formando redes neurais artificiais. Os modelos demandam uma grande capacidade de processamento computacional e a organização de uma enorme quantidade de dados.


arieteteresinha3001: obrigada
Perguntas similares