• Matéria: ENEM
  • Autor: laviniiaa9875
  • Perguntado 3 anos atrás

1) Os ancestrais das cobras possuíam membros, que desapareceram ao longo da evolução do grupo. Marque a alternativa que explica, de acordo com o lamarckismo, a ausência de patas em serpentes: * 1 ponto a) Os ancestrais das cobras adotaram hábitos rastejantes, deixando de utilizar os membros, que atrofiaram e acabaram por desaparecer nesses animais. B) Existiam variações nas características ancestrais das cobras. Os animais que não possuíam membros, foram selecionados pelo ambiente pois favoreceu o hábito rastejante. C) As cobras não alteraram suas características ao longo do tempo, reforçando o fixismo. D) Cobras com patas foram extintas pois as mesmas não conseguiam habitar os ambientes hoje habitados por esses animais. 2) Darwin e Lamarck são dois cientistas que propuseram diferentes teorias evolucionistas. Darwin nasceu no mesmo ano em que Lamarck publicou seu livro "Philosophie Zoologique", em 1809. Darwin conhecia a obra de Lamarck, como deixou claro em seu diário de bordo em 26 de julho de 1832, em sua viagem no "Beagle": Qual das explicações abaixo, para o fato do tuco-tuco ser cego, está de acordo com a teoria de Lamarck? * 1 ponto a) Existia uma variabilidade de tuco-tucos quanto à visão. Por viverem em locais escuros, os tuco-tucos cegos foram selecionados pelo ambiente. B) Por viverem em ambiente escuro, os tuco-tucos acabavam por não utilizar o sentido da visão e seus olhos foram atrofiando com o passar do tempo. C) Um grupo de tuco-tucos, através de mutações e recombinações gênicas, acabaram ficando cegos, e foram selecionados pelo meio por apresentar outros sentidos mais desenvolvidos. D) Os ancestrais dos tuco-tucos já eram cegos, pois a espécie é imutável desde seu surgimento no planeta.


bluble: a-os ancestrais
bluble: b-por viverem
leolssilva000: obrigado, muito obrigado mesmo, você é uma boa pessoa,

Respostas

respondido por: Ionete123sousa
2

Resposta:

não sei dessa, também quero saber


Rodrigotrevizan1986: 1)a 2)b classrrom
respondido por: larissamagrani
0

1.A. O Lamarckismo, teoria do biólogo Jean-Baptiste Lamarck, foi uma das primeiras a se concentrar na evolução das espécies e trouxe luz às teorias mais desenvolvidas, como de Darwin, por exemplo.

Para Lamarck, o meio ambiente causava mudanças diretas no organismo do ser vivo, fazendo-o se adaptar ao espaço em que vive. Porém, sua explicação para tal adaptação se dava pela lei do uso e do desuso, que consiste em afirmar que os órgãos mais utilizados por um ser vivo é o mais desenvolvido, enquanto os órgãos menos usados tentem a atrofiar e não mais aparecem nas descendências.

Assim, em relação à cobra, esta perdeu seus membros, porque eles atrofiaram e acabaram não passando para as demais gerações de anfíbios.

2.B. A lei da herança dos caracteres adquiridos vai de encontro com a lei do uso e do desuso, uma vez que, para Lamarck, o ser vivo vai se adaptando ao meio em que habita e, à medida que desenvolve seus órgãos, tal desenvolvimento será transmitido à sua prole, como o caso do pescoço da girafa.

Como a girafa teve que se adaptar ao meio, seu pescoço se desenvolveu por conta da necessidade de se comer frutos no alto da árvore.

Assim, as gerações de girafas nasceram com as girafas mais alongadas, sendo uma característica hereditária.

Desse modo, os tuco-tucos, como são animais que adeptos a hábitos noturnos, seus olhos atrofiaram e não se desenvolveram nas gerações futuras.

Saiba mais em: : brainly.com.br/tarefa/114176

Anexos:
Perguntas similares