1-Faça a definição de Reforma:
2-O que pode ser chamado de Contrarreforma?
3- Os primeiros pontos que precisamos destacar são os motivos para que tantos religiosos europeus quisessem reformar a Igreja, porque é isso que explica o que foi a Reforma Protestante. O que aconteceu por volta do século XV (anos 1400)?
4-Cite os motivos principais pelos quais, ao enriquecer, os burgueses se colocavam contra a Igreja Católica:
5- A partir de profundo estudo do pensamento de Santo Agostinho, o teólogo Martinho Lutero foi o primeiro a organizar um movimento bem sucedido contra o clero católico. Com base nessa afirmação, responda:
a) Quem era Lutero?
b) Matinho Lutero desenvolveu suas famosas 95 teses contra a Igreja Católica. Entre elas, duas são mais importantes para o nosso conhecimento. Cite-as:
c) Quais foram as consequências do gesto de Lutero?
6 - O que eram as indulgências?
7-Com o luteranismo crescendo no norte da Europa, vários teólogos europeus começaram a propagar ideias reformistas mais ou menos baseadas nas teses de Lutero. Um destes teólogos foi o francês João Calvino. O que ele propôs pregando na Suissa?
8- Coloque (V)verdadeira ou (F) falsa nas afirmações sobre os ideais que Calvino defendia.
A) ( ) Para ele, os homens já nasciam destinados a serem salvos ou não, ou seja, eram escolhidos por Deus.
B( ) O enriquecimento era considerado um pecado, quem nascia pobre tinha que continuar pobre, isso era predestinação.
C)( ) Para Calvino não havia porque pagar indulgências para a Igreja.
D)( ) Segundo Calvino, o homem já nasce predestinado à salvação ou condenação eternas, e um dos sinais da salvação é a riqueza acumulada através do trabalho.
9- No século XVI, por qual motivo o rei Henrique VIII iniciou a reforma inglesa?
10- Quais as três características singulares do anglicanismo?
11- Diante da Reforma e do surgimento de novas igreja e da perda de poder a Igreja Católica reage e surge então a Contrarreforma. Que as medidas da Contrarreforma Católica ao longo do século XVI, podemos destacar?
12- Explique o que foi a Inquisição.
Respostas
Resposta:
1) "Reforma" diz respeito ao conjunto de movimentos teológicos, políticos e culturais de questionamento ao modo como a Igreja Católica apresentava a fé Cristã durante a modernidade.
2) Também conhecida como Reforma da igreja católica, a Contrarreforma foi um movimento de combate aos avanços das críticas impostas pela Reforma Protestante. Ela aconteceu em meados do século XVI, mais precisamente em 1545.
3) .Pecado da usura: para o catolicismo, o enriquecimento era pecado, mas a própria Igreja possuía terras e, principalmente, enriquecia cobrando indulgências (doações como forma de se redimir dos pecados).
.O crescimento do pensamento científico: conforme o conhecimento científico se desenvolvia, as sociedades europeias passavam a discutir os fundamentos da própria fé, procurando novas formas de se relacionar com a ideia de Deus.
.A influência política da Igreja Católica: o catolicismo dominou a Europa durante toda a Idade Média, tendo muita influência sobre a organização política e social das nações. As reformas religiosas pretendiam alterar este quadro.
4)Ao enriquecer, se colocavam contra a Igreja Católica por alguns motivos principais: Pecado da usura: para o catolicismo, o enriquecimento era pecado, mas a própria Igreja possuía terras e, principalmente, enriquecia cobrando indulgências (doações como forma de se redimir dos pecados).
5)
a) Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther, foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.
b) 1 Ao dizer: "Fazei penitência", etc. [Mt 4.17], o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse penitência.
2 Esta penitência não pode ser entendida como penitência sacramental (isto é, da confissão e satisfação celebrada pelo ministério dos sacerdotes).
3 No entanto, ela não se refere apenas a uma penitência interior; sim, a penitência interior seria nula, se, externamente, não produzisse toda sorte de mortificação da carne.
4 Por conseqüência, a pena perdura enquanto persiste o ódio de si mesmo (isto é a verdadeira penitência interior), ou seja, até a entrada do reino dos céus.
5 O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
6 O papa não pode remitir culpa alguma senão declarando e confirmando que ela foi perdoada por Deus, ou, sem dúvida, remitindo-a nos casos reservados para si; se estes forem desprezados, a culpa permanecerá por inteiro.
7 Deus não perdoa a culpa de qualquer pessoa sem, ao mesmo tempo, sujeitá-la, em tudo humilhada, ao sacerdote, seu vigário.
8 Os cânones penitenciais são impostos apenas aos vivos; segundo os mesmos cânones, nada deve ser imposto aos moribundos.
9 Por isso, o Espírito Santo nos beneficia através do papa quando este, em seus decretos, sempre exclui a circunstância da morte e da necessidade.
10 Agem mal e sem conhecimento de causa aqueles sacerdotes que reservam aos moribundos penitências canônicas para o purgatório.
c) Lutero não poderia imaginar o impacto de seu gesto ao longo tempo, provocando a abertura de um processo que levaria a novas formas de vivência do cristianismo, moldando sociedades e pensamentos: o cristianismo da Reforma.
6) As indulgências eram as vendas dos perdões por certos pecados cometidos. Tratava-se de uma prática comum na Igreja Católica no fim da Idade Média e início da Era Moderna, dando origem à abusos por parte do clero católico.
7)Calvinismo. Com o luteranismo crescendo no norte da Europa, vários teólogos europeus começaram a propagar ideias reformistas mais ou menos baseadas nas teses de Lutero. Um destes teólogos foi o francês João Calvino, que pregando na Suíça, propôs a chamada tese da predestinação.
8) VVFV
9)O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI. ... Havia ainda sérias críticas ao clero católico na Inglaterra desde ao menos o final do século XV, cujo principal expoente foi John Wycliff.
10) As principais características do Anglicanismo são: ele representa a Igreja da Inglaterra após o rompimento do país com os católicos. O anglicanismo iniciou-se na Inglaterra, em 1534, durante o reinado de rei Henrique VIII. Após a reforma protestante, surgiram vertentes na Alemanha, o Luteranismo de Martinho Lutero.
11) A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica ao avanço da Reforma Protestante em meados do século XVI. O clero se reuniu no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, no qual reforçou a doutrina católica, tão questionada pelas novas igrejas cristãs; a infalibilidade do Papa e o investimento na formação de padres missionários para levar a mensagem católica para outras regiões do mundo.
12) A Inquisição foi estabelecida pelo papado durante a Idade Média (século XIII) com o objetivo de combater a heresia, ou seja, qualquer linha de pensamento contrária a da Igreja Católica na época.
espero ter ajudado ❤️