• Matéria: Português
  • Autor: taniadiniz12
  • Perguntado 3 anos atrás

Neste Desafio, você deverá elaborar uma explicação justificada para a diferenciação entre os seguintes elementos, com base no que foi discutido na aula extra (figura acima):

a) As duas meninas faceiras entregaram o trabalho para a professora.

b) Ela entregou o trabalho apressada.

c) Ela viu um aluno apressado.

d) Concluímos as pesquisas e as tarefas.

Respostas

respondido por: lucianasm4014
2

Resposta: letra

a)

sujeito: duas meninas

predicado; entregaram o trabalho para a professora

verbo intransitivo direto: entregaram

d) sujeito: oculto ou desinencial

predicado: concluímos  as pesquisas e as tarefas

Explicação:

respondido por: cezarhenry2021
4

Resposta:

Núcleo do sujeito, núcleo do predicativo e núcleo do objeto são elementos diferentes e fazem parte da análise sintática das orações em língua portuguesa. O núcleo do sujeito está representado por aqueles elementos que são mais importantes que todos os outros que integram o sujeito da oração. Por exemplo, em: As duas meninas faceiras entregaram o trabalho para a professora, o sujeito está em: as duas meninas faceiras. Mas, quem é o elemento central desse sujeito? É meninas. Logo, este é o núcleo do sujeito. Os outros vocábulos dizem algo sobre esse sujeito (as duas e faceiras).

O núcleo do predicativo, conforme o nome já diz, trata de um núcleo diferente e este faz referência aos termos que conferem ao sujeito ou ao objeto uma qualidade ou uma característica. Nesse caso, existem dois tipos de predicativos: predicativo do sujeito e predicativo do objeto. O primeiro pode ser percebido no exemplo: Ela entregou o trabalho apressada. Logo, apressada é um termo que está relacionado com o sujeito (Ela); portanto, trata-se de um predicativo do sujeito. Agora, no caso de: Ela viu um aluno apressado, o termo apressado está relacionado com o objeto (aluno); logo, tem-se um predicativo do objeto.

Por último, o núcleo do objeto (direto ou indireto) trata dos termos que completam o sentido daqueles verbos que, por si sós, não evidenciam uma significância completa. Por exemplo, em: Concluímos as pesquisas e as tarefas, concluímos o quê? As tarefas e as pesquisas. Esses elementos configuram núcleos do objeto. Dessa forma, é incorreto afirmar que são elementos que fazem referência aos mesmos elementos sintáticos. Cada um desempenha papel diferenciado e tem valor único na oração.

Explicação:

Perguntas similares