6°Leia a seguir, parte de uma entrevista que em uma revista de jornalismo científico realizou com Shozo Motoyama, historiador especializado em história da Ciência.
a) Segundo o trecho, qual é a opinião do historiador sobre a relação entre guerra e ciência? Explique.
b) Depois de tratar da tragédia da bomba atômica, o historiador considera que esforços em pesquisas descobriram usos pacíficos para a energia nuclear. Dê um exemplo desse uso e explique-o. c) Para o historiador, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia poderia ser feito sem a guerra?
c)Para o historiador, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia poderia ser feito sem a guerra?
Respostas
Resposta:
Letra A = O historiador diz que a relação entre guerra e ciência não é algo recente, nem isolado entre os homens. Mais do que isso a ciência, em muitos momentos da história, elaborou uma tecnologia eficaz para a guerra. Paralelamente , a guerra testa e aplica essa tecnologia demonstrando ao mundo suas possibilidades e seu alcance .
Letra B= Se olharmos um pouco a questão da segunda metade do século XX , a grande revolução computacional e a da biologia molecular ou da engenharia genética são desenvolvimento alheios à guerra. A mesma coisa pode ser falada com relação à Revolução informática que vai se observar , porque é claro que houve um financiamento dos militares mas, do ponto de vista do desenvolvimento propriamente dito , não houve um envolvimento direto com a guerra.
Letra C= Sim. Todo esse desenvolvimento na parte tecnológica e na aplicação da ciência poderia ser obtido sem essa mediação da guerra. O que acontece na guerra é que o financiamento se torna torna farto, não existe essa limitação e as pessoas estão realmente engajadas em transformar aquele conhecimento científico em algo prático.
Concluindo: A Guerra precisa da Ciência, mas a Ciência não precisa da Guerra.
Explicação:
Acredito ter ajudado!
A) O avanço na ciência poderia acontecer sem a mediação da guerra, no entanto com ela o financiamento é maior.
B) Atualmente a energia nuclear é usada na produção de eletricidade.
C) Sim. No entanto, com a guerra há uma corrida para se obter os avanços e há maior interesse político e financeiro envolvido.
O avanço da ciência e as guerras.
Da Antiguidade até os dias atuais a ciência é desenvolvida muitas vezes por interesses bélicos e através da guerra. Com a energia nuclear não foi diferente, ela já existia e já era utilizada, no entanto foi somente em 1945 que ela foi usada pela primeira vez em uma guerra. Foi durante a Segunda Guerra Mundial, na cidade japonesa de Hiroshima e na cidade de Nagasaki.
Hoje o uso da energia nuclear concentra-se na geração de eletricidade, sendo a fissão nuclear do urânio a principal aplicação civil dela. Funciona da seguinte forma, os reatores por meio do processo de fissão dos átomos geram calor, que produz vapor de água dentro do reator que, por sua vez, movimenta as turbinas, gerando eletricidade.
Sabe-se que o desenvolvimento da tecnologia e da ciência pode ser feita em momentos sem guerra, no entanto, há uma necessidade urgente para se ter os maiores avanços quando se tem uma crise política ou guerras. Há maiores interesses envolvidos e por consequência maiores patrocínios.
Saiba mais sobre os avanços da ciência durante a segunda guerra mundial aqui: https://brainly.com.br/tarefa/16612475
#SPJ2