Respostas
Resposta:
As ausência/falta ou fraca participação política numa sociedade pode originar, entre outras, as consequências seguintes:
- Governos déspotas;
- Sub-desenvolvimento;
- Pobreza.
Explicação:
A maioria dos Estados democráticos e de direito, como Portugal, Brasil, Canadá e outros, consagram nos seus textos constitucionais o direito à participação política dos seus cidadãos como forma de assegurar o envolvimento destes na gestão da coisa pública. Através do exercício do direito de eleger e de ser eleito, ou do exercício do direito à manifestação os cidadãos podem se pronunciar sobre o modo como os governantes conduzem os assuntos públicos, por exemplo, denunciando casos de má gestão ou de corrupção, aumentando, deste modo, o escrutínio a que ficam sujeitos os detentores de cargos políticos.
Existem sociedades onde, por falta da consagração constitucional do direito à participação política (países não democráticos) ou por falta de uma consciência dos próprios cidadãos, relativamente à importância do exercício deste direito (países com fraca cultura democrática) se verifica uma fraca ou total ausência de participação política, instala-se, geralmente, entre os governantes um clima de descaso ou má gestão da coisa pública, devido a impunidade decorrente da ausência de denúncias ou reivindicações sobre as más práticas da classe governante, no exercício das suas funções.
Assim, os governantes deixam de respeitar a vontade do povo que os elegeu para os representar, limitando-se a servirem-se a si mesmos, tornando-se, em alguns casos, autênticos déspotas e ditadores, impondo leis injustas que visam a sua manutenção no poder. É frequente, nestes países, a classe governante fechar-se em si mesma e apresentar dificuldade de promover o desenvolvimento social do país ou propositadamente deixar os seus cidadãos numa condição de pobreza como forma de mais facilmente exercer um maior controlo social sobre eles. São exemplos destes países a Cuba e a Coreia do Norte.
https://brainly.com.br/tarefa/2544140