A Nova História Cultural (NHC) não é apenas a gradual constituição de um novo repertório conceitual, mas também o deslocamento para novas abordagens. As aberturas apontam na direção de um aumento cada vez maior da percepção da complexidade pertinente aos aspectos culturais. Conforme Burke (2008), a Nova História Cultural (NHC) é hoje um novo paradigma de pesquisa e sua ascensão é conhecida como “teoria cultural”.
Por que o autor afirma que a NHC é um novo paradigma de pesquisa?
A.
Por causa da teoria cultural, que tem o seu reforço em teóricos como: Jurgen Habermas, Mikhail Baktin, Norbert Elias, Michel Foucault e Pierre Bourdieu.
B.
Justamente por causa da aproximação com as outras áreas do conhecimento e com o desenvolvimento da micro-história, chamando atenção para as especificidades locais.
C.
Devido às críticas dos marxistas afirmando que a história e a cultura "ficam no ar", falta relação com a base econômica ou social, subestima-se a homogeneidade cultural e os conflitos de culturas distintas em uma mesma sociedade.
D.
Devido à aproximação específica com a antropologia, os historiadores conseguem explicar a importância dos valores para a produção, a acumulação e o consumo da população.
E.
As fontes e o seu tratamento, os métodos e as conclusões que têm confiabilidade relativa, pois são produzidas e selecionadas com alto grau de condicionamento.
Respostas
Resposta:
B.
Justamente por causa da aproximação com as outras áreas do conhecimento e com o desenvolvimento da micro-história, chamando atenção para as especificidades locais.
Explicação:
A NHC é um novo paradigma de pesquisa por se aproximar de forma interdisciplinar e multidisciplinar de várias áreas do conhecimento, na busca de compreender temáticas que emanam da cultura de um povo, com especificidades locais e assuntos que emergem do contexto em estudo. Não podemos dizer que a NHC é um novo paradigma de pesquisa apenas por causa dos teóricos envolvidos, ou devido às críticas marxistas, tampouco por causa da aproximação específica com a antropologia para explicar a importância dos valores, assim como não são as conclusões que têm confiabilidade relativa
Resposta:
Letra B
Explicação: