Conforme Barros (2011), todo objeto historiográfico se entretece no cruzamento não de um, mas de alguns campos históricos que ajudam a constituí-lo. É nesse sentido que se revela a importância de compreender como se dá as noções de “prática” e de “representação” na vertente historiográfica da Nova História Cultural.
Diante do exposto, como podemos definir as noções “prática” e “representação”?
A.
As noções complementares de “práticas” e “representações” têm sido muito úteis aos historiadores culturais, particularmente, porque, por meio delas, podemos examinar os objetos culturais produzidos.
B.
As noções complementares de “práticas” e “representações” têm sido muito úteis aos historiadores culturais, particularmente, porque, por meio delas, podemos examinar os sujeitos produtores e receptores de cultura.
C.
As “práticas” e as “representações” são sempre resultantes de determinadas motivações e necessidades sociais, elas têm um caráter de complementariedade, porque, por meio delas, podemos examinar tanto os objetos culturais como os sujeitos produtores e receptores de cultura.
D.
Essas noções são os processos que envolvem a difusão cultural, os sistemas que dão suporte a esses processos e sujeitos e, por fim, as normas a que se conformam as sociedades.
E.
Essas noções são as modalidades historiográficas que ocupam um lugar de maior destaque na historiografia, sem demérito para os inúmeros outros campos históricos, das últimas décadas do século XXI.
Respostas
Resposta:
C.
As “práticas” e as “representações” são sempre resultantes de determinadas motivações e necessidades sociais, elas têm um caráter de complementariedade, porque, por meio delas, podemos examinar tanto os objetos culturais como os sujeitos produtores e receptores de cultura.
Explicação:
Podemos definir as noções “prática” e “representação” como elementos complementares um ao outro, sempre resultantes de determinadas motivações e necessidades sociais úteis aos historiadores culturais, particularmente, porque, por meio delas, podemos examinar tanto os objetos culturais produzidos, os sujeitos produtores e os receptores de cultura. Não podem ser definidos apenas por examinar os objetos culturais ou os sujeitos, tampouco os processos de difusão cultural, de modo isolado. A definição dessas noções também não pode ser considerada como modalidades historiográficas.
Resposta:
Letra C
Explicação: