4. Inicialmente, Atenas tinha um rei, mas o poder de fato estere nas mãos da aristocracia ateniense: os eupatridas, que en grego quer dizer "bem-nascidos". Somente eles podiam ocupar cargos públicos. Insatisfeitos com essa situação, as artesãos, comerciantes e soldados passaram a exigir partio pação na vida política da cidade, já os camponeses queriam o fim da escravidão por dividas. Para contornar a situação em 594 a.C. o legislador Solon efetuou uma reforma a) Em que consistiu essa reforma? b) A reforma de Sólon diminuiu os conflitos socials na cidade de Atenas?
Respostas
Resposta:
Letra A - No ponto de vista econômico, Sólon aboliu a escravidão por dívidas e proibiu que elas pudessem ter como garantia a própria pessoa, determinado, até, que atenienses vendidos como escravos no exterior fossem recomprados e trazidos de volta à Atenas. Estimulou o comércio e a indústria e permitiu que estrangeiros de talento nesses ramos obtivessem cidadania.
No ponto de vista político, Sólon dividiu a população da Ática em quatro classes sociais ( o Arcontado, o Bulé, a Eclésia e o Aerópago), de acordo com a renda anual. Ao assim proceder, Sólon minou a exclusividade dos privilégios políticos dos eupátridas, pois não era mais o nascimento que importava, mas sim a riqueza. Criou o Helieu, um tribunal de justiça em que todos os cidadãos atenienses poderiam participar. Entre muitas outras reformas importantes.
Explicação:
Letra B - SIM
Antes de Sólon chegar ao cargo de legislador tinha o governante Dracón que apesar de fazer mudanças significativas, não tiveram impacto direto na resolução dos conflitos que tomavam a sociedade ateniense. Sólon quando chegou ao cargo de legislador, formulou um sistema de participação política mais amplo para todos os cidadãos atenienses, trazendo benefícios à todos os inferiorizados.