A imagem representa a situação dos refugiados sírios, que deixam o país cruzando o mar Mediterrâneo, tendo em vistas os conflitos políticos intensificados na região nos últimos cinco anos. Entre as causas da crise dos refugiados sírios, podemos citar:
O crescente aumento do número de refugiados que buscam a Europa deve-se principalmente aos chamados refugiados ambientais.
Entre eles estão habitantes de ilhas que desapareceram, populações de áreas atingidas por furacões e tempestades, terras que se tornaram improdutivas obrigando o êxodo de seus moradores.
A instabilidade política provocada pelas guerras civis, sobretudo pela guerra civil na Síria e pela atuação da facção terrorista Estado Islâmico em boa parte do território sírio; e a recusa de outros países muçulmanos, sobretudo os vizinhos da Síria (Líbano, Jordânia e Turquia) e os países do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita, em receber os refugiados em seu território.
As facilidades de entrada na Europa, em função da Política de Imigração implantada pelos países membros da União Europeia, fez com que houvesse alterações na rota dos refugiados nas últimas décadas, com a Europa assumindo a posição que antes era ocupada pelos países da América do Norte.
O fato de que nas últimas décadas, a África do Norte e o Oriente Médio serem as regiões do mundo que registram o maior crescimento da importação de cereais, devido principalmente à escassez de água, tornando os alimentos mais caros.
Além da precariedade de recursos hídricos, os países dessas regiões possuem crescimento populacional acelerado. Os conflitos políticos entre Rússia e Ucrânia contribuíram de forma sistemática para o aumento do número de refugiados na Europa que buscam asilo nos países de economia mais aquecida do bloco, como Alemanha e Itália.
Respostas
Resposta:
Turquia
A Turquia abriga o maior número de refugiados sírios registrados – atualmente mais de 3,6 milhões. A grande maioria dos refugiados sírios nos países vizinhos vive em áreas urbanas, com apenas 1 em cada 20 acomodado em um campo de refugiados.
Entre as causas da crise de refugiados sírios estão: “A instabilidade política provocada pelas guerras civis, sobretudo pela guerra civil na Síria e pela atuação da facção terrorista Estado Islâmico em boa parte do território sírio; e a recusa de outros países muçulmanos, sobretudo os vizinhos da Síria (Líbano, Jordânia e Turquia) e os países do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita, em receber os refugiados em seu território.” (alternativa b)
A Guerra Civil na Síria teve início no ano de 2011 no contexto da Primavera Árabe, onde parte das populações presentes no Oriente Médio e Norte da África, passaram a questionar entre outros aspectos, as lideranças políticas presentes na região.
A Guerra Civil na Síria
A Guerra Civil na Síria teve seu início no ano de 2011 e ainda persiste até os dias atuais. O conflito, que já dura mais de uma década, teve início a partir de protestos pacíficos por parte da população que foram violentamente reprimidos pelo governo.
Nesse contexto, vários grupos armados passaram a lutar contra as tropas do governo e houve a radicalização do conflito com a entrada de grupos fundamentalistas como o Estado Islâmico.
O conflitou ainda foi intensificado pela entrada de países como os Estados Unidos, Rússia e Turquia. O conflito resultou em um grande número de mortos e pelo deslocamento de refugiados.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Guerra Civil na Síria em: https://brainly.com.br/tarefa/44615684
#SPJ2