1. No contato com outras culturas, os Incas conquistaram terras e povos, ao norte e ao sul. Assim, construíram o maior império indígena da América. Considerando tal informação, assinale a alternativa que apresenta a região dominada pelo império inca: *
1 ponto
a) A principal cidade era Cuzco, atual capital do Peru, mas o Império Inca chegou às regiões dos atuais países da Colômbia, Equador, Bolívia, Chile e Argentina.
b) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados.
c) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o Panamá, chegou ao Pacífico e comandou a conquista dos incas, aproveitando-se das resistências internas que enfraqueceram o Império.
d) Atahualpa consultou os sacerdotes adivinhos para que explicassem a invasão dos territórios sagrados. A resposta foi que conquistasse os territórios onde hoje se localizam a América do Norte.
2. Os caminhos Incas são o extenso sistema de caminhos construído durante o Império Inca. Suas estradas direcionaram a Cuzco (“umbigo do mundo”, na língua quéchua). Sobre os caminhos incas assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Qhapaq Ñan significa em quéchua “estrada principal”. Esse caminho era uma extensa rede de comunicação, comércio e estradas, cobrindo 30.000 km.
b) Os incas não conseguiram construir um império territorialmente muito vasto. Seu território se estendia por pouco mais de 4.000 quilômetros, desde parte o Peru até o norte do México.
c) Em Cuzco, as estradas serviam para os esgotos e o abastecimento de água, que atravessavam a cidade e estavam confinados entre muros, e os leitos das correntes menores eram pavimentados com pedras.
d) O grandioso império dos incas era denominado por eles próprios, o Império das quatro direções, em quéchua e era dividido em quatro grandes províncias ligadas pelo mar.
Respostas
Resposta:
1 a 2a
Explicaç
1. A região dominada pelo império Inca foi a Cuzco, atual capital do Peru. ( alternativa a)
⇒ A principal cidade era Cuzco, atual capital do Peru, mas o Império Inca chegou às regiões dos atuais países da Colômbia, Equador, Bolívia, Chile e Argentina.
O criação do poderoso Império na região da Cordilheira dos Andes é de autoria dos povos quíchua, ou popularmente conhecida por inca. A origem do império remonta ao povoado quíchua de Cuzco no Peru, e que passou por um rápido crescimento a partir do século XIV.
Os Incas foram um dos primeiros povos que habitaram a América antes da chega dos europeus, são também comumente conhecidos como povos pré-colombianos
Os incas possuíam sociedades estratificadas, com uma figura política central, o imperador, que era considerado uma semi-dividade e chefe do exército. Formaram as cidades-estados, que eram conglomerado e estavam em constantes guerras entre si.
Para mais informações, acesse:
Povos maias, astecas e incas: brainly.com.br/tarefa/6297914
2. A respeito dos caminhos Incas têm-se que havia uma estrada principal denominada Qhapaq Ñan. ( alternativa a)
⇒ Qhapaq Ñan significa em quéchua “estrada principal”. Esse caminho era uma extensa rede de comunicação, comércio e estradas, cobrindo 30.000 km.
O Qhapaq Ñan, cujo significado é Caminho Real na língua quéchua, era uma rede de estrada que foram construídas durante o poderio do Império Inca. No que tange a áreas de expansão territorial, atualmente essa estrada ocupada áreas da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.
Atualmente, apenas alguns trechos do caminho estão abertos para turismo. A trilha inca, que vai de Cusco à Machu Picchu, é um deles.
Por ser uma área de preservação história, a caminhada independente não é mais permitida. Para fazer a trilha e entrar em Machu Picchu é preciso comprar os ingressos.
Para mais informações, acesse;
Povos Incas: brainly.com.br/tarefa/13358657