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Morto-vivo
Jogo Morto-vivo
Não importa o número de participantes. Na brincadeira do Morto-vivo só é preciso que alguém fique responsável por dar os comandos às crianças.
Para ser mais fácil ver quem se engana, os participantes devem ficar alinhados, de frente para a criança que for escolhida como líder, que é quem dará os comandos: "morto", quando todos devem se abaixar, e "vivo", quando todos devem se levantar.
A dificuldade aumenta conforme a velocidade e a sequência dita pelo líder. Quem se engana, sai do jogo, e ganha o participante que não se enganar, ocupando a posição de líder na próxima rodada.
Telefone sem fio
Crianças brincando de telefone sem fio
De preferência em fila, uma ao lado da outra, as crianças transmitem uma mensagem no ouvido da criança que está mais próxima.
A mensagem pode ser uma palavra ou frase escolhida por quem está na ponta, ou sugerida por outra pessoa. Iniciado o jogo, os participantes têm que dizer ao ouvido a mensagem escolhida e transmitir para quem está ao seu lado.
Se alguém não entender bem a mensagem tem que dizer mesmo assim, uma vez que a mesma não pode ser repetida. As mensagens costumam ser modificadas ao longo do jogo, e o último fala em voz alta o resultado final.
Estátua
No jogo da estátua é preciso dançar e parar quando a música acabar.
As crianças se posicionam de forma aleatória e dançam ao som da música, mas quando a mesma for parada, os participantes não podem se mexer mais, permanecendo na forma como estavam no momento em que a música parou.
Depois disso, quem coordena a brincadeira tem que passar pelos participantes avaliando quem permanece imóvel como uma estátua. Essa pessoa pode apenas passar entre os participantes ou falar com eles e fazer caretas tentando fazer com que eles se mexam.
Quem se mexer, sai do jogo. Ganha quem ficar para o fim.
9. Espelho
Em duplas e posicionadas de forma aleatória em um espaço, as crianças têm que imitar os movimentos de quem está a sua frente, tal como se uma fosse o espelho da outra.
Uma criança pode ser escolhida como líder e será a responsável por avaliar quem consegue imitar melhor a criança a sua frente.
Ganha quem conseguir ser mais fiel aos gestos do seu companheiro.
Dança da corda
Nessa brincadeira, duas crianças (uma em cada ponta) seguram uma corda para os outros participantes passarem um de cada vez em fila.
O jogo pode ser feito com ou sem música. As crianças não podem passar de qualquer jeito, apenas de frente e inclinando o corpo para trás, sem tocar na corda.
Depois de todos passarem, a altura da corda baixa mais um pouquinho, o que aumenta a dificuldade do jogo.
Ganha quem conseguir passar na altura mais baixa sem tocar na corda.
Batata quente
Em roda, de preferência sentadas, as crianças passam um objeto, a batata quente, para a criança ao lado.
Quem comanda a brincadeira pode estar de costas para os participantes, ou no centro da roda com os olhos vendados. A passagem da batata é feita ao som da frase, que é cantada: "Batata quente, quente, quente, quente, quente ... ". Enquanto o comandante repetir a palavra "quente", a batata continua sendo passada pelos participantes.
Quem estiver com a "batata" no momento em que a música acabar com a palavra "queimou", abandona o jogo.
Ganha quem conseguir ficar para o fim.
Queimada
Divididos em dois grupos, cada equipe ocupa um lado de um campo chamado de "campo de batalha", cujo meio deve ser marcado com um risco no chão.
Com uma bola, as crianças tentam acertar nos participantes da equipe adversária. As atingidas são "queimadas" e saem do jogo.
Quando uma equipe lança a bola, a outra tem que tentar segurar e, de seguida, mandar a bola novamente para o lado oposto do campo para tentar atingir os adversários, ou então, tem que tentar escapar da bola sem sair dos limites do campo.
Ganha quem ficar por último, ou seja, aquele que não for "queimado".
Explicação:
espero ter ajudado ☺️