Por muito tempo, acreditou-se que a História era o estudo dos “grandes feitos” do passado, das trajetórias de vida e ações de “grandes personagens”, ignorando-se, em larga medida, amplos estratos da sociedade e variados aspectos da vida humana. Hoje em dia, aceita-se a definição geral de que a História é o estudo dos seres humanos no tempo. A respeito desta definição e do que ela significa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA (Peso: 0,4):
A) Compreender a História como uma Ciência implica dizer que esta disciplina possui uma metodologia científica própria, com rigor científico e base em evidências.
B)A principal matéria utilizada pelos historiadores e historiadoras em suas pesquisas são as fontes históricas, documentos escritos oficiais deixados pelos governos antigos. Cartas, diários, relatos, fotografias e objetos antigos, por exemplo, não podem ser considerados fontes históricas e não ajudam a compreender a história da humanidade.
C)A História preocupa-se, hoje, com todos os seres humanos, e com todos os aspectos da vida humana: sociais, culturais, políticos, econômicos etc.
D) Dizer que a História estuda os seres humanos no tempo significa que a História não estuda apenas o passado em si, inerte, mas sempre na relação com os problemas do presente e as perspectivas de futuro.
Respostas
A alternativa que está incorreta e responde o solicitado pela questão é:
B) A principal matéria utilizada pelos historiadores e historiadoras em suas pesquisas são as fontes históricas, documentos escritos oficiais deixados pelos governos antigos. Cartas, diários, relatos, fotografias e objetos antigos, por exemplo, não podem ser considerados fontes históricas e não ajudam a compreender a história da humanidade.
A historiografia contemporânea considera que o estudo da História e o estudo dos seres humanos no tempo, sem distinção de sua classe social, origem étnica e condição sexual, religiosa ou social. De fato a base do trabalho dos historiadores são as fontes históricas, todavia para a pesquisa historiográfica não há uma qualificação ou avaliação qualitativa quanto a origem da fonte. Ao se estudar determinado fato do passado, qualquer objeto encontrado referente ao período analisado é fundamental para a compreensão do que ocorreu no passado.