1)Defina o que teria sido o feudalismo, onde e quando se fez presente.
2)As origens do feudalismo estiveram vinculadas à crise vivenciada pelo Imperio
Romano. Apresente os fatores que motivaram essa crise possibilitando o surgimento
do feudalismo
3)Qual a razão do Imperio Romano pôr fim às guerras de conquistas territoriais e por
que isso gerou uma crise econômica interna?
4)As invasões bárbaras geraram várias consequencias que aceleraram a estruturação
do feudalismo. Quais teriam sido estas consequências?
5)Em que estava baseada a relação de vassalagem e suserania?
6)Pode- se afirmar que uma das princiapais características do feudalismo foi a
existência de um poder centralizador? Justifique sua resposta
7)O que teria sido o colonato que marcou a fase feudal?
8)Apresente as características que estruturaram o feudalismo
ME AJUDEM PVFRR!
Respostas
Resposta:
1) Feudalismo foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média. Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV.
2) A origem do feudalismo está na crise que provocou a queda do Império Romano do Ocidente. No século III, por conta da crise econômica provocada pela falta de escravizados e das invasões germânicas, os romanos abandonaram as cidades e migraram para o campo com o objetivo de encontrar proteção e trabalho
3) Crise do Império Romano
A mão de obra romana era escrava. A fonte da escravidão eram as conquistas do exército, que dominava outros povos e fazia deles escravos. Com o fim da expansão territorial, Roma começou a sofrer com a falta de escravos, o que afetou gravemente a sua produção econômica.
4) As invasões bárbaras resultaram na paralisia da indústria e do comércio, que acabou com o Império Romano do Ocidente.Com a entrada dos bárbaros nos territórios anteriormente romanos, o uso de outras línguas se tornou massivo, o que causou o declínio do latim.
5) Vassalagem e suserania formavam um sistema sócioeconômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.
6) Sim, as principais características do feudalismo estavam na forma de divisão da sociedade: clero, nobres e servos. O poder estava centralizado no senhor feudal, o dono das terras. O clero cuidava da espiritualidade e os camponeses trabalhavam em troca de terem terra para cultivar
7) Nesse regime, os grandes proprietários cediam parte de suas terras para pessoas pobres dos campos e das cidades. Em alguns casos, escravos também eram convertidos à condição de colonos, pois seus donos não tinham condições de sustentá-los.
8) Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.