Cuido haver dito, no capítulo XIV, que Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não é a mesma coisa que morrer; assim o afirmam todos os joalheiros deste mundo, gente muito vista na gramática. Bons joalheiros, que seria do amor se não fossem os vossos dixes* e fiados? Um terço ou um quinto do universal comércio dos corações. (…) O que eu quero dizer é que a mais bela testa do mundo não fica menos bela, se a cingir um diadema de pedras finas; nem menos bela, nem menos amada. Marcela, por exemplo, que era bem bonita, Marcela amou-me (…) durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.
* Dixes: joias, enfeites
Machado de Assis - Memórias póstumas de Brás Cubas
Assinale a alternativa correta sobre o texto. * a) Em morria de amores pelo Xavier, de amores tem a função de adjunto adverbial de intensidade. b) Em assim o afirmam todos os joalheiros, o pronome oblíquo o retoma o período Não morria, vivia. c) Em assim o afirmam todos os joalheiros, joalheiros é complemento do verbo afirmar. d) O narrador surpreende o leitor ao utilizar o aposto gente muito vista na gramática para caracterizar joalheiros.
Respostas
Sobre o texto, a alternativa correta é:
d) O narrador surpreende o leitor ao utilizar o aposto "gente muito vista na gramática" para caracterizar joalheiros.
Explicação:
O trecho "gente muito vista na gramática" corresponde de fato a um aposto, pois explica o termo anterior "todos os joalheiros deste mundo".
E é um aposto inusitado, pois ironiza a presença constante de joalheiros na gramática.
Os demais itens estão errados porque:
a) O termo "de amores" é adjunto adverbial de causa (o amor é a causa de morrer).
b) O pronome oblíquo "o" retoma a oração "Viver não é a mesma coisa que morrer". Equivale ao pronome "isso".
c) O termo "joalheiros" é sujeito do verbo afirmar.
e) Ao dizer “não morria, vivia”, o narrador afirma que Marcela não padecia de fato pelo amor que tinha por Xavier. Ela encontrava conforto nos luxos que este lhe proporcionava.