Abaixo são propostas 8 situações que informam o histórico médico de uma pessoa soropositiva para o HIV. Você deve sequenciar do 1 ao 8 os episódios relatados em cada situação da maneira que mais fizer sentido pra você. Nessas situações será possível encontrar o momento em que esse paciente contraiu o vírus, quando descobriu sua sorologia, como lidou com a situação, o momento que passou a tomar os remédios, os efeitos colaterais e a realização do exame de carga viral. Pode começar!
Paciente soropositivo para o HIV
( ) Paciente passa por um duro processo de aceitação. De idas e vindas ao médico, faz pesquisa na web por conta própria, buscando mais informações.
( ) Paciente resolve procurar médicos, que por sua vez, inicialmente, não identificam o motivo desses sintomas. Até que um dos médicos indica uma bateria de exames, incluindo o de HIV.
( ) Paciente passa a se consultar periodicamente com seu médico, que constata em seu último exame uma carga viral baixa, devido aos seus cuidados em seguir as recomendações médicas.
( ) Paciente jovem, sexualmente ativo, possui uma vida feliz. Trabalha em uma grande empresa e se diverte com os amigos no final de semana.
( ) Paciente descobre a sorologia positiva para o vírus HIV.
( ) Paciente com uma saúde estável, até começar a ter sintomas de uma gripe muito forte, além de sintomas físicos como descamação na pele e pequenas feridas pelo corpo. Porém, trata como uma infecção simples.
( ) Após a visita ao médico o paciente passa a sentir diversos efeitos colaterais que depois somem, mas aos poucos sua saúde volta a se estabilizar.
( ) Paciente visita um médico que receitou medicamentos específicos para a sua condição, lembrando sobre a importância de não deixar de tomar.
Por Favor Preciso Muito!!!
Respostas
(1) Paciente jovem, sexualmente ativo, possui uma vida feliz. Trabalha em uma grande empresa e se diverte com os amigos no final de semana.
(2) Paciente com uma saúde estável, até começar a ter sintomas de uma gripe muito forte, além de sintomas físicos como descamação na pele e pequenas feridas pelo corpo. Porém, trata como uma infecção simples.
(3) Paciente resolve procurar médicos, que por sua vez, inicialmente, não identificam o motivo desses sintomas. Até que um dos médicos indica uma bateria de exames, incluindo o de HIV.
(4) Paciente descobre a sorologia positiva para o vírus HIV.
(5) Paciente passa por um duro processo de aceitação. De idas e vindas ao médico, faz pesquisa na web por conta própria, buscando mais informações.
(6) Paciente visita um médico que receitou medicamentos específicos para a sua condição, lembrando sobre a importância de não deixar de tomar.
(7) Após a visita ao médico o paciente passa a sentir diversos efeitos colaterais que depois somem, mas aos poucos sua saúde volta a se estabilizar.
(8) Paciente passa a se consultar periodicamente com seu médico, que constata em seu último exame uma carga viral baixa, devido aos seus cuidados em seguir as recomendações médicas.