Respostas
Resposta:
Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas, as ciências práticas e as ciências teoréticas. ... Dentro das ciências práticas, estão a política e a ética-sendo a segunda englobada pela primeira.
Resposta:
A sistematização aristotélica
Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas, as ciências práticas e as ciências teoréticas. Uma das principais formas de distinguir os campos do saber é oriunda no télos, ou seja, da finalidade pois cada ciência visa um diferente fim, tem como objeto de análise diferentes matérias e, dessa forma, devem ser distinguidas e consideradas de acordo com critérios próprios.
As ciências poiéticas- assim denominadas devido ao fato de que poiêsis tem origem no grego e significa criar, fabricar, fazer- tem sob seu domínio as artes e as técnicas de fabricação de um produto, de uma obra. A finalidade das mesmas é fabricar algo que tenha como resultado um objeto que seja diferente do agente, a ação do agente é diferente do agente. Essas ciências lidam com a contigência, com o devir, com o mutável. Enquadram-se aqui a arquitetura, a medicina,a economia, a arte da guerra, a pintura, a navegação e a escultura.
Dentro das ciências práticas, estão a política e a ética-sendo a segunda englobada pela primeira. Esses saberes ligam-se às atividades práticas, ou seja, as mesmas são a finalidade destas ciências. As atividades práticas, por sua vez, ligam-se à conduta do homem, ao fim que essa conduta leva, dizem do devir. A política é a ciência prática suprema e todas as outras lhe são subordinadas e e auxiliares, inclusive a ética: ”Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e mais verdadeira que se possa chamar a arte mestra.