01 - "O processo de urbanização decorre da intensificação da divisão social do trabalho. Nas sociedades essencialmente rurais, economia se baseia na agricultura familiar ou coletiva voltada para o autoconsumo e a circulação de mercadorias é um element periférico, de importância menor. O desenvolvimento do comércio e da indústria - ou seja, do intercâmbio de bens e serviços - rompe o isolamento das populações rurais e configura mercados consumidores cada vez mais amplos. A multiplicação de cidade o crescimento dos centros urbanos são fruto dessa transformação geral da economia e da sociedade”. (MAGNOLI, Demétrio. Ge grafia para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2008. p. 225.) Considerando o argumento apresentado, verifica-se que:
a) O processo de integração do território mundial ocorreu a partir do momento em que foi consolidada a grande propriedade Os latifúndios produtivos garantiram a intensificação do comércio entre a Europa e os demais continentes.
b) A migração da população do campo para a cidade apresenta como característica uma homogeneidade no território mundial todos os países observou-se que o processo de urbanização percorreu as mesmas etapas. c) As cidades são, na atualidade, polos isolados. Se antes do processo globalizador a rede urbana era necessária, hoje as cidade: revelam-se autônomas, tanto no que se refere à esfera produtiva, quanto às ações políticas.
d) O éxodo rural revela a dificuldade de permanência do homem no campo. O processo de mecanização das atividades agropec rias atendeu às demandas apresentadas para o desenvolvimento do comércio e da indústria.
Respostas
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Alternativa A afirma ser o latifúndio o responsável pela urbanização, mas o autor afirma no texto que é a divisão social do trabalho imposta pelo sistema capitalista responsável por tal. Alternativa B afirma que as urbanizações ao redor do mundo aconteceram de maneira idêntica. Errado, pois como se bem sabe países de primeiro e terceiro mundo tiveram urbanizações distintas uma das outras, vide a industrialização tardia da América Latina. Alternativa C afirma que a urbanização tornou autossuficiente os centros urbanos, visivelmente errado ao se analisar as estruturas do sistema capitalista, em que a urbanização está inserida em um contexto de globalização e interdependência. Por fim ,alternativa D diz ser a mecanização um dos fatores responsáveis pelo êxodo rural. Correto, ao se analisar que esta mesma mecanização é fruto da divisão social do trabalho que implica a necessidade de uma produtividade crescente no sistema capitalista.
O processo de urbanização geralmente é impulsionado pelos fatores de mecanização do campo, concentração de terras e êxodo rural. A industrialização também pode servir para atrair as pessoas para as cidades. Letra D está correta.
Processos de Urbanização:
Na Inglaterra esse processo foi intensificado com os cercamentos. As terras de uso coletivo passaram a ser cercadas para uso privado. O principal setor que cresceu foi o da lã. Os cercamentos causaram o movimento de expulsar as pessoas do campo.
A mecanização também contribui para o êxodo rural, gerando falta de empregos no campo. As pessoas vão para as cidades em busca de melhores condições de vida.
A expansão do comércio europeu ocorreu com as Grandes Navegações e conquistas de território. Letra A está incorreta.
Com a Revolução Industrial, esse processo se intensificou e foi espalhado por outros territórios da Europa de forma heterogênea. Assim, letra b está incorreta.
Atualmente, com a globalização, as cidades apresentam características de expansão de tecnologias de transportes e comunicação. Este gera um processo de integração espacial e econômica. Letra C está incorreta.
O texto destaca o rompimento do isolamento de populações por meio do crescimentos das cidades. As mercadorias passam a circular mais, integrando diferentes locais e formando novos mercados consumidores.
Leia mais sobre os cercamentos: https://brainly.com.br/tarefa/38467838
#SPJ2