A respeito da conceituação do que seria a Educação para a carreira, leia as informações nas colunas e marque as que são correspondentes. Para isso, selecione a numeração correta, ao clicar no “ponto de interrogação” na 2ª coluna que corresponda a 1ª coluna.
Respostas
Resposta:
2 - 3 - 1
Explicação:
1 - Antes, aquele ciclo de escolher uma profissão/emprego, desenvolver-se, evoluir e então aposentar-se durava uma vida. Hoje essa mesma sequência pode acontecer em períodos de tempo mais curtos, podendo se repetir dezenas de vezes ao longo da vida. As pessoas estão podendo escolher a todo momento: mudar de emprego, mudar de carreira, voltar a estudar depois de uma trajetória profissional consolidada, etc.
2 - Quando paramos para pensar no estilo de vida que uma pessoa tem, podemos defini-lo a partir dos papéis e posições que essa pessoa ocupa. Os papéis ajudam a estruturar a vida de alguém, e dão sentido para a trajetória de cada um. Assim, uma pessoa que tem um papel familiar muito central, provavelmente dedicará mais tempo e esforço para manter as coisas bem no ambiente familiar, assim como ela sentirá mais senso de significado e propósito enquanto estiver realizando essas atividades.
3 - Quando pensamos em carreira, muitas vezes a primeira imagem que nos vem à cabeça está bastante associada ao crescimento dentro de uma organização, de forma estável, alcançando aqueles padrões conhecidos de sucesso: cargos e salários bons. Na verdade, hoje em dia as trajetórias de carreira tendem a ser bem mais tortuosas que essa.
Resposta: 2, 3, 1
1 - A carreira é construída ao longo da vida
2 - A carreira envolve diferentes papéis
3 - A carreira em um mundo imprevisível
2 ) Quando paramos para pensar no estilo de vida que uma pessoa tem, podemos defini-lo a partir dos papéis e posições que essa pessoa ocupa. Os papéis ajudam a estruturar a vida de alguém, e dão sentido para a trajetória de cada um. Assim, uma pessoa que tem um papel familiar muito central, provavelmente dedicará mais tempo e esforço para manter as coisas bem no ambiente familiar, assim como ela sentirá mais senso de significado e propósito enquanto estiver realizando essas atividades.
3 ) Quando pensamos em carreira, muitas vezes a primeira imagem que nos vem à cabeça está bastante associada ao crescimento dentro de uma organização, de forma estável, alcançando aqueles padrões conhecidos de sucesso: cargos e salários bons. Na verdade, hoje em dia as trajetórias de carreira tendem a ser bem mais tortuosas que essa.
1 ) Antes, aquele ciclo de escolher uma profissão/emprego, desenvolver-se, evoluir e então aposentar-se durava uma vida. Hoje essa mesma sequência pode acontecer em períodos de tempo mais curtos, podendo se repetir dezenas de vezes ao longo da vida. As pessoas estão podendo escolher a todo momento: mudar de emprego, mudar de carreira, voltar a estudar depois de uma trajetória profissional consolidada, etc.