• Matéria: Geografia
  • Autor: marialaissa3445
  • Perguntado 3 anos atrás

1:O que são placas tectônicas?

2:Quais os movimentos das placas tectônicas?

3:Como acontece a formação das montanhas?

4:Como acontece o vulcanismo?


5:Quias os tipos de vulcão?Explique cada um deles


6:Como acontece os terremotos e tsunami?

Respostas

respondido por: thewalkingdead666
2

Resposta:

1) As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.

2)Movimento de convergência.

→ Movimento de afastamento.

→ Movimento de colisão e soerguimento.

→ Movimento de deslizamento

3)Algumas montanhas se formam pela atividade de vulcões. ... Outras montanhas são formadas por movimentos dentro da crosta da terra. A teoria das placas tectônicas explica a formação desse tipo de montanha.

4) Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. ... O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo

5)

Vulcões de escudo, que são largos e em forma de escudo, criados pela lenta erupção e pelo longo fluxo de lavas viscosas;

Cúpulas de lava, formadas por lava viscosa que não flui muito longe;

Cones de cinzas, que são pequenos (30 a 400 metros), colinas em forma de cone que ocorrem nos flancos de vulcões maiores;

6)Esses impactos geralmente são graduais e imperceptíveis na superfície. No entanto, um estresse imenso pode se acumular entre as placas. Quando esse estresse é liberado rapidamente, ele envia vibrações maciças, chamadas ondas sísmicas, muitas vezes centenas de quilômetros através da rocha e até a superfície.

respondido por: kerciabarreto02
2

Resposta:

1-As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre

2-Movimento de convergência.

→ Movimento de afastamento.

→ Movimento de colisão e soerguimento.

→ Movimento de deslizamento.

3-As montanhas são formadas pela ação das placas tectônicas, que se chocam e geram na superfície dobras ou soerguimentos.

4-Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça.Quando as pedras do manto se derretem, elas se transformam em magma, que chega à superfície através da crosta externa da terra, e libera os gases contidos.

5-Vulcões Escudo, Vulcões Monogenéticos (Cones de Escórias e Cones Hidroclásticos), Vulcões Compostos, Vulcões Combinados e Caldeiras

Explicação de cada vulcão: Vulcões escudos: Um vulcão em escudo é um tipo de vulcão habitualmente constituído quase inteiramente por fluxos de lava fluidos. Os vulcões em escudo são designados deste modo porque a sua forma lembra a de um escudo deitado; Vulcões monogenéticos: Vulcões monogenéticos (também chamados de cones monogenéticos) são construídos por somente uma erupção ou uma fase eruptiva, que pode persistir por dias, meses ou até alguns anos, mas é essencialmente uma erupção que envolve apenas um tipo de magma; Cone de escórias:Cones de Escórias, também conhecidos como Cinder Cones ou Cones de Tefras, são os tipos mais simples e mais comuns de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura, que formam-se pela erupção do tipo Havaiana ou Estromboliana de magmas de baixa viscosidade, com composições basálticas ou intermediárias; Cones Hidrocláticos: Esses cones são secundários em abundância quando comparados aos Cones de Escórias, e formam-se a partir de erupções freatomagmáticas devido à mistura de magmas com água subterrânea ou superficial; Vulcões Compostos: Vulcões Compostos, são algumas das maiores, mais famosas e bonitas montanhas na Terra, incluindo entre elas, o Monte Fuji no Japão, o Monte Cotopaxi no Equador, o Vulcão Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos E.U.A. Por outro lado, esses edifícios vulcânicos são os mais mortíferos do nosso planeta, envolvendo a perda da vida de aproximadamente 264.000 pessoas desde o ano de 1.500 DC; Vulcões combinados: Vulcões combinados são uma variante dos Vulcões Compostos, no qual ocorreu uma migração do conduto em uma área restrita, resultando na combinação de múltiplos cones (ou condutos) proximamente espaçados; Caldeiras: Caldeiras são depressões normalmente circulares formadas pelo colapso de um edifício vulcânico sobre uma câmara magmática superficial após uma erupção. Essas feições vulcânicas possuem tamanhos altamente varáveis, desde 1 até 100 km.

6-Quando esse esforço supera o limite de resistência da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos; Sismos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO E BONS ESTUDOS :)


kerciabarreto02: deu um pouquinho de trabalho ent valorize ;)
Perguntas similares