Respostas
Resposta:
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, cuja função é retirar a glicose presença no sangue e colocá-la para dentro das células, onde a glicose será utilizada na respiração celular.
Glucagon é um hormônio que atua ''quebrando'' o glicogênio hepático (glicogênio presente no fígado) para aumentar a quantidade de glicose no sangue.
Ou seja, enquanto a insulina diminui a quantidade de glicose no sangue, o glucagon aumenta a quantidade de glicose no sangue. Isso é importante pois o sangue deve possuir uma quantidade ideal de glicose no sangue, não podendo ter nem muito e nem pouco.
O excesso de glicose no sangue pode aumentar a viscosidade do sangue, o que vai demandar maior esforço do coração para bombear o sangue, pode estimular o organismo a desenvolver resistência a insulina (diabetes) e afins.
A falta de glicose, por outro lado, pode fazer com que nosso organismo venha a ter problemas de funcionamento, pois as próprias hemácias (glóbulos vermelhos) e células do cérebro utilizam APENAS glicose para a obtenção de energia, de modo que, sem glicose no sangue, poderá acarretar na morte do organismo.
Logo,sabendo que o organismo tem que controlar para evitar o excesso e a falta de glicose no sangue, o que ocorre é o seguinte:
Após uma refeição, o seu nível de glicose no sangue vai aumentar (estará acima do normal). Nisso, o hipotálamo (uma região do cérebro que controla a produção de hormônios), vai estimular a produção de insulina e a diminuição de glucagon. Logo, com a insulina presente no sangue, a glicose será direcionada para entrar nas células, de modo que a quantidade de glicose no sangue voltará ao normal.
Por outro lado, se vc ficar mt tempo sem comer (jejum), seu corpo vai favorecer a produção de glucagon, de modo que o glucagon vai ''quebrar'' o glicogênio hepático e liberar glicose no sangue, para aumentar a taxa de glicose sanguínea (que fica baixa em períodos de jejum).