Questionário
1-Explique o fato do Egito ser considerado uma “dádiva do Nilo” pelo grego Heródoto.
2-Quem consegue invadir o Egito durante o Médio Império e como eles fizeram isso?
3-Como o Egito estava dividido socialmente e qual era a classe social predominante?
4-Qual a função dos escribas no Egito Antigo?
5-Cite e explique uma das principais características da religião egípcia.
6-Qual a principal influência da produção artística dos egípcios? Explique.
7-Onde se desenvolveu o Reino de Cuxe e qual sua relação com o Egito?
8-Qual o principal destaque do comércio cuxita? Explique.
9-Quem foram as candaces no Reino de Cuxe?
SE VOCÊ RESPONDER ERRADO EU VOU DENUNCIAR E VOCÊ VAI PERDER OS PONTOS ENTÃO NEM PERDE TEMPO POR FAVOR.
Respostas
Resposta:
1)O Egito foi chamado de a “dádiva do Nilo” pelo historiador grego Heródoto, refletindo o coração de toda a civilização egípcia: o Rio Nilo. O Egito Antigo era extremamente dependente das águas do Nilo. O rio era responsável por tornar a região árida e seca do norte africano em uma área fértil e apta para o plantio.
2)Foi nesse contexto que os Hicsos, povo de origem asiática, ocuparam a região norte do Egito, bem próximo ao delta do Rio Nilo, em busca de alimentos, pois de acordo com certos historiadores o território que habitavam estava passando por uma rigorosa seca.
3)A população do antigo Egito era dividida em classes sociais. A primeira era constituída pelos membros da família real. Depois, os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões.
As classes privilegiadas eram as classes dos nobres e dos sacerdotes.
4)A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó. Os escribas escreviam em um papel confeccionado de fibras da planta papiro, nas paredes das pirâmides e em placas de pedra.
5)As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses, o politeísmo, e a crença em deuses com forma humana e animal, o antropozoomorfismo. Muitos deles eram associados a determinadas forças da natureza. O politeísmo egípcio era acompanhado pela forte crença em uma vida após a morte.
6)As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. Então, grande parte da obra é feita em homenagem aos deuses egípcios. As obras representavam ainda eventos políticos, por isso o faraó é uma das figuras mais vistas nas obras da arte desse povo.
7)O antigo reino de Kush (ou Cuche, ou ainda Cuxe) dominava uma região africana ao sul do Egito, na época chamada Núbia. Hoje a área faz parte do Sudão. A princípio uma colônia egípcia, Kush mais tarde veio a dominar o Egito e boa parte do vale do rio Nilo.
8)O comércio marítimo, praticado nas águas do Mar Vermelho, também teve grande destaque. - O artesanato também era muito desenvolvido. Faziam objetos de ouro, marfim e ébano. Também dominavam as técnicas de fundição de ferro.
9)As Candaces representam as histórias de mulheres negras africanas que detinham o poder político central na cidade que governavam na antiga civilização africana, supõe-se entre os séculos VI a.C. até o século II d.C., no antigo Império Meroé, ao sul do Egito, no reino núbio de Cuxe.