Respostas
Resposta:
1. Profissionais de Big Data
As empresas estão superlotadas de dados. Informações coletadas de inúmeras fontes (sistemas internos e externos) precisam ser trabalhadas, analisadas e transformadas em material estratégico. Desse material é possível extrair informações valiosas sobre gostos e tendências do consumidor, de mercado, etc.
Mas para isso é preciso ter um profissional especializado em organizar, tratar e analisar todos esses dados, interpretá-los e extrair deles as informações estratégicas para um melhor posicionamento empresarial.
Os profissionais de Big Data combinam conhecimentos da área de tecnologia e das Ciências Exatas (Análise de Sistemas, Engenharia, Matemática, Estatística, etc.) com capacidades da área de Humanas, como Marketing e Psicologia, por exemplo.
2. Engenheiro com foco em Agronegócio
Existem diversas formações de Engenharia que trabalham com foco na produção agrícola e pecuária. Dentre as principais, podemos citar:
Agronomia
Aquicultura
Agrimensura
Ambiental
Florestal
De Pesca
Esses profissionais serão muito demandados nos próximos anos devido à expansão e modernização do setor do agronegócio ? e não apenas para ajudar a aumentar a produção, mas também garantir a preservação dos solos, florestas e rios.
O perfil desejado alia conhecimento técnico a habilidades em gestão e negócios.
3. Designer de Inovação
O designer de inovação é o profissional que concebe ideias e funcionalidades inteligentes que possam se transformar produtos ou soluções de sucesso no mercado. O Brasil ainda avança a passos lentos neste ramo profissional, mas a tendência é que se fortaleça nos próximos anos.
É um profissional que pesquisa tendências e tem boa visão de desenvolvimento industrial.
4. Tecnologia da Informação
A Tecnologia da Informação é outro ramo que vai continuar a crescer no Brasil, independentemente do momento econômico.
O consumo de tecnologia tende a aumentar nas empresas, e a presença de profissionais capazes de conceber, implementar e gerir sistemas tecnológicos será fundamental. O futuro também exigirá mais desenvolvedores (de softwares, aplicativos e soluções) e especialistas em segurança.
5. Gestor de Resíduos
O tratamento de lixo de uma população que só cresce, além da necessidade cada vez maior de cuidar do meio ambiente, vão fazer disparar a demanda por profissionais habilitados em lidar com resíduos sólidos.
Essa é uma área multidisciplinar que pode ser desempenhada por gestores ambientais, engenheiros, químicos, tecnólogos em processos ambientais e em Saneamento Ambiental.
As leis brasileiras, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, passaram a exigir a presença obrigatória de profissionais especializados da área de gestão do tratamento de água, esgotos, destinação correta do lixo, reciclagem e limpeza urbana.
6. Médico
Tempo vai, tempo vem e o médico continua a ser um dos profissionais mais requisitados do mercado.
No futuro não será diferente ? a menos que inventem uma fórmula mágica que impeça a humanidade de adoecer.
Como o médico nunca trabalha sozinho, é possível dizer que também os enfermeiros, auxiliares de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos também entram na lista dos profissionais do futuro.
7. Marketing
A competitividade entre as empresas continuará a crescer nos próximos anos. Com a necessidade de encontrar formas de se destacar no mercado e atrair o interesse dos clientes, vai aumentar a procura por profissionais da área de Marketing.
8. Professor
Assim como os médicos, os professores são profissionais atemporais e devem ser ainda mais requisitados no futuro.
O mercado de trabalho para esse profissional deve se ampliar nas redes pública e privada. As oportunidades são variadas: ensino médio e fundamental, universidades, institutos de formação tecnológica, escolas de idiomas e cursinhos.
9. Profissional de Logística
Considerado figura estratégica dentro de uma empresa, o profissional de logística responde pela inteligência operacional e processual de uma empresa, cuidando de itens como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos.
A exigência por maior produtividade e menor custo deve ampliar ainda mais o mercado para os logísticos. É uma profissão que oferece inúmeras possibilidades de atuação e deverá se manter uma carreira bem remunerada, principalmente na indústria. Ótimas oportunidades devem surgir também nos setores do comércio e prestação de serviços.
10. Biotecnólogo
O biotecnólogo trabalha com a manipulação de material biológico para melhorar a qualidade dos alimentos, produzir remédios e encontrar formas mais eficazes para o tratamento de doenças.
É um dos profissionais mais importantes no processo de aliar desenvolvimento e sustentabilidade. Seu papel deve ser ainda mais importante nas indústrias, centros de pesquisa e laboratórios.
Explicação:
Bons estudos espero ter ajudado