1) - DÊ O CONCEITO DE PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA?
2) - FALE SOBRE O HISTÓRICO DOS ESPORTES DE AVENTURAS:
3) -FAÇA UM PEQUENO COMENTÁRIO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS ESPORTES DE AVENTURAS:
4) ESCLAREÇA AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS CLASSIFICAÇÕES:
Respostas
Resposta:
1.As práticas corporais de aventura são práticas normalmente feitas em um ambiente natural de modo que através dessas práticas há uma integração do praticante com a natureza de um modo geral.
2.A origem dos esportes de aventura surgiu no final da década de 80 e no início da década de 90, quando viraram moda os esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o skydiving, o alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, hang gliding e bungee jumping, o montain bike e o trekking.
3.O Ministério do Esporte definiu, na legislação, que esporte de aventura é todo aquele relacionado à natureza e ao ecoturismo, praticados sob condições de risco calculado. Pertencem a essa modalidade a trilha, o montanhismo, a canoagem, o voo de parapente, etc. É muito comum a confusão desse grupo com os “esportes radicais”
4.RESPOSTA PESSOAL
5.1. TREKKING
Um dos esportes de natureza mais praticados pelas pessoas em geral, o trekking, consiste em nada mais, nada menos, do que caminhada em trilhas. Ou seja, se você escolher por praticar esse esporte, saiba que as pernas serão os membros do seu corpo mais exercitados.
2. ARVORISMO
Esse esporte acontece literalmente no ar: a pessoa locomove-se entre as copas de altas árvores utilizando equipamentos como passarelas e plataformas, cabos e cordas. Alguns trajetos de arvorismo apresentam alto nível de dificuldade, ao ponto que outros são tão tranquilos a ponto de poderem ser explorados até por crianças.
ESCALADA
Outro esporte bastante popular, a escalada tradicional é praticada em montanhas e colinas, as quais a pessoa sobe com a ajuda de cordas, mosquetões e muitos outros equipamentos essenciais para a realização bem-sucedida da subida e, mais importante ainda, para a segurança do praticante.
3.RAFTING
Os que desejam conhecer esportes aquáticos não podem deixar de fazer rafting. Praticado em botes infláveis que descem corredeiras de rios em meio a uma natureza exuberante às margens; são conduzidos por guias com remos que direcionam o trajeto.