• Matéria: Sociologia
  • Autor: matheuscarvalhocorre
  • Perguntado 4 anos atrás

Como foi infundido o mito da globalização no inícios do ano de 1980?​

Respostas

respondido por: pereiraester980
0

Resposta:

Olá, bom dia

NO BRASIL DOS ANOS 90, o tema da "globalização" vem marcando o debate sobre a economia mundial e as relações internacionais do país. Virou uma mania nacional. Reproduzindo, como sempre com algum atraso, as discussões iniciadas nos países desenvolvidos, especialmente nos EUA, os meios de comunicação de massa e diferentes setores da intelectualidade lançaram-se avidamente na discussão do assunto. O interesse acentuou-se depois que a abertura da economia e o programa de estabilização monetária iniciado em 1994 expuseram grande parte da economia, de modo abrupto, à competição internacional.

Infelizmente, não se pode dizer que a qualidade da discussão seja comparável à sua intensidade. O debate tem resvalado freqüentemente para a simplificação e a vulgaridade. A análise do quadro mundial é substituída pela propagação de slogans e chavões de diversos tipos. Predominam reações emocionais e reflexos atávicos, reveladores quem sabe? da natureza dos processos e problemas encobertos pela retórica da "globalização". A simples palavra parece ter algo de mágico. Na América Latina de um modo geral, e no Brasil em particular, a atitude em face da "globalização" oscila entre o medo e o fascínio, o pânico e o encantamento. Lembra a postura dos astecas de Montezuma diante dos espanhóis de Cortés.

Difundiu-se a percepção de que há processos em curso que dominam de maneira inexorável a economia mundial e tendem a destruir as fronteiras nacionais. Os Estados nacionais estariam em crise ou declínio irreversível. Em fase de extinção, segundo as versões mais extremadas.

Assim entendida, a "globalização" é um mito. Um fenômeno ideológico nem sempre muito sofisticado, que serve a propósitos variados. No plano editorial, por exemplo, ajuda a vender jornais, revistas e livros superficiais. Nos planos econômico e político, contribui para apanhar países ingênuos e despreparados na malha dos interesses internacionais dominantes.

Não há dúvida de que, como toda ideologia de sucesso, a ideologia da "globalização" tem um substrato de realidade, alguma conexão com os fatos que lhe confere certa plausibilidade. Apóia-se em meias-verdades. E, como disse um poeta inglês, Alfred Tennyson, "a mentira que é meia verdade é a pior das mentiras".

Espero ter ajudado, bons estudos e tenha um bom dia <3

Ass:Ester♡

Perguntas similares
6 anos atrás