• Matéria: Pedagogia
  • Autor: virnafalcao
  • Perguntado 4 anos atrás

No ano de 1517, o monge agostiniano alemão Martinho Lutero publicou as “95 Teses”, nas quais fazia críticas às práticas e aos dogmas da Igreja Católica do seu tempo. Entre os diversos aspectos do luteranismo, assinale a opção que corresponde à ênfase de que apenas através da ação individual o ser humano pode conquistar a salvação da alma. A realização dos cultos em língua pátria, não mais em latim, que dificultava a compreensão por parte dos fiéis. A defesa de que o dinheiro arrecadado dos fiéis, através dos dízimos e das ofertas, deveria ser investido na própria paróquia de origem, e não enviado para Roma, sede da Igreja Católica. A condenação à idolatria dos santos, das imagens e das relíquias, permitidas pela Igreja Católica. A venda de indulgências, o “perdão dos pecados”, o que fazia com que as pessoas mais ricas não se arrependessem de fato dos seus erros, mas sim comprassem um lugar no paraíso, sendo que, supostamente, a Igreja Católica teria a autoridade de fazer a intermediação da venda, algo concedido por Deus. Lutero considerava que a relação entre o indivíduo e Deus deveria ser direta, sem a interferência dos sacerdotes, pois cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, além de ela ser responsável pelos seus próprios atos e pelo arrependimento.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
3

Martinho Lutero foi o principal idealizador da reforma protestante, ele foi um monge da Alemanha que realizou diversas críticas à Igreja Católica e ao Papa. A reforma protestante compreendeu um movimento religioso que ocorreu no continente europeu durante o século XVI.

Para Lutero a relação entre o cristão e Deus deveria ser estabelecida de maneira direta, sem que ocorra a interferência dos sacerdotes. Onde cada indivíduo teria uma livre e própria interpretação da Bíblia.

Bons estudos!

respondido por: marnyalcoforado
1
Para Lutero a relação entre o cristão e Deus deveria ser estabelecida de maneira direta, sem que ocorra a interferência dos sacerdotes. Onde cada indivíduo teria uma livre e própria interpretação da Bíblia.
Perguntas similares