Indique a fórmula molecular e o tipo de hidrocarboneto (alcanos ou alcenos) das estruturas orgânicas abaixo:
a
Fórmula molecular:
Tipo de hidrocarboneto
H.C-CH2-CH?
H.C-CH=CH2
b)
Fórmula molecular:
Tipo de hidrocarboneto
c)
Fórmula molecular
Tipo de hidrocarboneto
d)
Tipo de hidrocarboneto
HC - CH₂
Fórmula molecular:
НС—СН,
Respostas
Espero que isso te ajude a responder.
Vamos lá, no meu comentário eu vou dar foco a como saber o número de hidrogênios que vão estar ligados aos carbonos. Isso está diretamente ligado ao fato de que o Carbono, para ficar estável, precisa fazer 4 ligações (Ele sozinho tem 4 elétrons então precisa de mais ligações para ficar, assim, com 8 elétrons e se estabilizar).
Pense num ciclo aberto, por exemplo: C --- C ---- C
Como vou saber quantos hidrogênios colocar em cada um? Isso é determinado pelas ligações que estão sendo feitas entre os carbonos. Veja bem:
Os carbonos das pontas fazem apenas uma ligação simples com o carbono do meio, e isso significa que eles precisam fazer mais 3 ligações para se estabilizar. Sendo assim, nos carbonos das pontas vamos colocar 3 hidrogênios. Fica assim:
CH3 --- C --- CH3
E o Carbono do meio? Ele faz duas ligações simples, uma com cada carbono das pontas, e isso quer dizer que ainda faltam duas ligações para o carbono do meio se estabilizar. Por isso, vamos colocar nele um H2, representando duas ligações que esse carbono do meio fez com Hidrogênios para se estabilizar.
o resultado final é esse: CH3 --- CH2 --- CH3
No caso de haver uma ligação dupla, o processo é o mesmo, você só precisa lembrar que se é uma ligação dupla então vai haver menos Hidrogênios fazendo ligação com o Carbono. Por exemplo:
C == C --- C
Um dos carbonos das pontas faz uma ligação dupla com o carbono do meio, isso significa que ele só precisa fazer mais duas ligações para se estabilizar. Então o carbono da ponta que faz ligação dupla só precisa se ligar a 2 H.
CH2 == C --- C
O carbono da outra ponta faz apenas uma ligação, então ele precisa de mais 3 ligações, sendo assim, 3 H.
CH2 == C --- CH3
E o carbono do meio, faz uma ligação dupla com o Carbono de uma ponta e uma ligação única com o carbono da outra ponta, ou seja, ele faz 3 ligações, precisando de apenas mais uma para ficar estável. Sendo assim, precisa de apenas 1 H.
No final fica assim: CH2 == CH --- CH3
Essa mesma lógica você aplica nos hidrocarbonetos de Ciclo fechado, ok?
Ficou bem longo, porque esse assunto é extenso, mas eu espero que tenha entendido. Qualquer coisa, se não tiver ficado claro é só me dizer que tento explicar novamente.