Faça um posicionamento, a respeito desta questão - Participação popular é importante para a luta pela preservação da Amazônia?
Respostas
Resposta:
AMAZÔNIA: 4 AÇÕES PARA AJUDAR A CONSERVAR A FLORESTA
DÁ PARA SE ENVOLVER COM A CONSERVAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA MESMO ESTANDO LONGE DELA. SAIBA COMO Oaumento do desmatamento e das queimadas acendeu um sinal vermelho para a Amazônia em 2019. De janeiro a julho, a derrubada de árvores foi 62,7% maior do que no mesmo período de 2018. Já os focos de incêndio cresceram 70% em comparação com o ano anterior. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A região tem mais de 30 mil espécies vegetais, 100 mil de animais e 20 milhões de pessoas. Além da riqueza da diversidade biológica e cultural de biodiversidade, ela tem o poder de influenciar o clima, com efeitos não somente locais, mas também sobre a América Latina e todo planeta. Por isso, conservar a Amazônia pode ser compromisso até de quem mora bem longe dela. Se você não tem ideia de por onde começar, confira sugestões de atitudes para incluir no dia a dia em prol desse ecossistema.
1. Conecte-se com ações que reverberem para a Amazônia
Apoie movimentos a favor da Amazônia, seja participando como voluntário, doando recursos, assinando petições, participando de manifestações e dando voz aos movimentos.
Procure iniciativas que contribuam para a conservação e restauração e fortalecimento dos povos da Amazônia, como algumas de nossas organizações parceiras:
Projeto Saúde Alegria: criado em 1987, atua na Amazônia com o objetivo de promover e apoiar o desenvolvimento comunitário sustentável.
Instituto Socioambiental (ISA): fundada em 1994, é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, que tem como objetivo propor soluções para questões sociais e ambientais na Amazônia.
Amazonia Live: iniciativa criada pela organização do Rock in Rio com objetivo de plantar árvores em áreas desmatadas da Amazônia.
2. Valorize as pessoas da Amazônia
As áreas florestais melhor conservadas são habitadas por comunidades indígenas e locais. Esses grupos protegem 80% da biodiversidade do mundo. Nos locais onde vivem, estão 70% dos produtos que poderiam garantir a segurança alimentar da população mundial e 33% das florestas do planeta. Os dados são da Coalizão Guardiões da Floresta.
A iniciativa dá voz a essas comunidades e, neste ano, quer incentivar indivíduos do mundo todo a agradecerem o papel que elas exercem na conservação das florestas. Quer participar? Faça um post com uma foto sua no Instagram contando o porquê você se sente agradecido e publique com a hashtag #GuardiõesdaFloresta. As fotos postadas até 10 de setembro serão projetadas em Nova York durante a Semana do Clima, quando os chefes de estado se reunirão para discutir soluções para a crise climática.
Explicação:
espero ter ajudado. e tinha mais palavra só que esse site não permitiu