Nas flores conhecidas como copo-de-leite a transmissão hereditaria da cor das pétalas ocorre por herança mendeliana simples, ou seja, há apenas um par de genes envolvidos com dominância completa. De um cruzamento experimental de copos- -de-leite vermelhos, resultou uma geração F1 bastante numerosa, em uma proporção de 3 descendentes vermelhos para cada branco (3:1). Ao analisar o genótipo da F1, os cientistas constataram que apenas um em cada três descendentes vermelhos era homozigoto para essa característica. Considerando esses dados, responda às questões.
a) Qual é a característica dominante? b) Qual é o genótipo dos indivíduos de flores brancas?
c) Como deve ser a proporção genotípica da F1 desse cruzamento experimental?
Respostas
A partir dos dados passados, podemos concluir que a característica dominante é vermelha, sendo que o genótipo das flores brancas é e a proporção genotípica do cruzamento da F1 é 1:2:1.
Cruzamento Gênico
a) Podemos determinar que a característica dominante é vermelha a partir do número de prole que nasceram com essa coloração (3 vermelhas: 1 branca ). Para isso acontecer, os progenitores devem ser heterozigotos. Podemos provar isso a partir do cruzamento, vejamos a seguir:
Proporção fenotípica: 3 vermelhas para 1 branca
- Vermelha:
- Branca:
b) Como descrito anteriormente, a coloração vermelha é dominante, assim, o genótipo das flores brancas só podem ser .
c) Como ao analisar a F1 notou-se que o genótipo homozigoto dominante está em uma frequência de 1:3, podemos concluir que a proporção genotípica do cruzamento é 1:2:1. Vejamos a seguir
1 : 2 : 1
Imagem: Gregor Mendel, pai da genética e criador do cruzamento gênico.
Para aprender mais sobre cruzamento gênico, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/43306362
#SPJ2