De acordo com a segunda Lei de Newton, a força resultante sobre um corpo é igual à soma vetorial de todas as forças que agem sobre ele. Sobre um objeto de massa igual a 2kg, estão atuando duas forças cujos módulos são, respectivamente, 10N e 20N. O módulo da aceleração resultante da aplicação simultânea dessas duas forças será, necessariamente:
A.
Igual a 5m/s².
B.
Igual a 15m/s².
C.
Menor que 5m/s².
D.
Maior que 15m/s².
E.
Entre 5 e 15m/s².
4 de 5 perguntas
Respostas
Resposta:
Como o própria questão fala, a força resultante depende da soma VETORIAL. Como não sabemos o sentido dessas forças, não temos como dizer com exatidão a resposta. Pq, tipo, se essas forças de 10N e 20N estão na mesma direção e sentido, o corpo estará sujeito a uma força de 30N. Se essas forças estiverem na mesma direção e em sentidos opostos, esse corpo estará sujeito a uma força, em módulo, de (20-10)N, ou seja, de 10N.
Vamos considerar os 2 casos:
1) as forças estão na mesma direção e sentido:
F = M*a
30N = 2kg*a
a = 30/2
a = 15m/s²
2) as forças estão na mesma direção e em sentidos oportos;
F = M*a
10N = 2kg*a
a = 5m/s²
Esses são os dois casos extremos, de modo que os vetores ainda podem ter certas angulações entre si. Mas, como eu avaliei situações extremas, sabemos que a aceleração estará entre 5 e 15m/s². Portanto, a resposta é a alternativa E.