Respostas
Resposta:
Vicente Ferreira Pastinha, Mestre Pastinha foi um dos personagens responsáveis pelo processo de transformação social pelo qual passou a capoeira na Bahia, a partir da década de 20. Conhecido pela Capoeira Angola.
O mestre Pastinha passou a representar uma espécie de guardião da tradição da capoeira, assumindo, desta forma, a responsabilidade de sua conservação. A figura de Pastinha logo ganhou a simpatia de grande parte da intelectualidade baiana, a qual estava, naquele momento, comprometida com a afirmação da africanidade da cultura brasileira e, particularmente, da baiana.
Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba, operou transformações na capoeira da época, atribuindo-lhe características mais belicosas, por outro, operou transformações quanto ao tipo social do praticante de
capoeira. Mestre Bimba é conhecido pela Capoeira regional.
As ações de mestre Bimba romperam com a tradição de marginalização da capoeira e de seus praticantes, pois, ao promover este fluxo da classe média alta para a prática, possibilitou o desenvolvimento de grupos com praticantes de melhor status na hierarquia social.
Explicação: