É normal que as pessoas questionem como funciona a política e como fazer para entendê-la. Comumente, o cidadão tem dificuldade para compreender o cotidiano da política, isto é, quais são as ações rotineiras que vão influenciar a vida das pessoas, como o valor dos impostos, a contrapartida do Estado em realizar obras e aperfeiçoamentos na administração pública, o preço do combustível, do arroz, do feijão, da água, entre outros. Tudo isto fica ainda mais complicado quando falamos de corrupção, desvios de verbas públicas e a possível “mordomia” que os políticos brasileiros em geral têm.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
Após a leitura dos textos, é possível inferir que:
I. Conforme relata o texto 1, está cada vez mais comum o desinteresse da população brasileira com assuntos voltados para à política e sua relação com a vida em sociedade.
II. O texto 2 traz um pensamento de Platão que reforça a ideia do voto consciente, pois o ato de não se envolver em política, cria o risco de ser liderado por pessoas de má fé e corruptas.
III. Os textos fazem uma crítica explícita a atual situação política brasileira, o que evidencia o ódio da população jovem, além da descrença e desinteresse pela política.
IV. Ambos os textos abordam, implicitamente, sobre a importância do ato de cidadania que são as eleições, pois é por meio delas que a população faz a escolha das pessoas que vão criar as leis que regerão as ações da sociedade.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 3:
II e IV,apenas
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás