Segundo Borges (20Segundo Borges (2006), possuímos uma corrente elétrica endógena que participa de quase todas as funções celulares e se encontra na faixa de microampères, este equipamento é conhecido como microcorrentes. Esse tipo de equipamento se assemelha à corrente biológica dos tecidos e células e pode acarretar um aumento da geração de ATP na ordem de 500%, aceleração do transporte através da membrana celular e intracelular, aumentando a síntese proteica, como colágeno, melhorando a oxigenação e aumentando o número de trocas iônicas e analgesia. Portanto, este recurso poderia ser utilizado na área da Estética e Cosmética em protocolos de tratamento facial, corporal e em pós-operatório. Na área da Podologia, poderíamos utilizar este recurso para cicatrização 06), possuímos uma corrente elétrica endógena que participa de quase todas as funções celulares e se encontra na faixa de microampères, este equipamento é conhecido como microcorrentes. Esse tipo de equipamento se assemelha à corrente biológica dos tecidos e células e pode acarretar um aumento da geração de ATP na ordem de 500%, aceleração do transporte através da membrana celular e intracelular, aumentando a síntese proteica, como colágeno, melhorando a oxigenação e aumentando o número de trocas iônicas e analgesia. Portanto, este recurso poderia ser utilizado na área da Estética e Cosmética em protocolos de tratamento facial, corporal e em pós-operatório. Na área da Podologia, poderíamos utilizar este recurso para cicatrização e analgesia. Na Área das Terapias Integrativas e complementares, poderíamos utilizar em procedimentos de analgesia e relaxamento e na promoção da saúde de idosos com pele sensível, pacientes diabéticos com lesões nos pés e na cicatrização da musculatura pós-competição em um atleta. Elaborado pelo professora, 2021. Sendo assim, diante do que foi exposto, responda as questões a seguir: a) Descreva o conceito de bioeletricidade. b) Elucide as etapas de aplicação da microcorrente. c) Cite três contraindicações deste equipamento.
Respostas
Resposta:
Explbioeletricidade é o estudo dos fluxos elétricos produzidos no interior dos corpos dos seres vivos em diferentes porções e com funções particulares
O tratamento se divide em três fases: na primeira fase o objetivo é promover a movimentação de líquidos; na segunda, promover a estimulação muscular e na terceira ionizar um produto com características nutritivas e hidratantes, próprias para revitalização cutânea.
As contraindicações deste equipamento são
febres infecciosas, hemorragias, descalcificações
graves (osteoporose severa), flebite, trombose,
fraturas (antes de solidificadas), câncer, feridas
abertas, queimaduras recentes marca-passo, grávidas (ROBERTSON et al., 2006; BORGES, 2010;
GUIRRO, E.; GUIRRO, R., 2004; AGNE, 2007;
pagina 44 do livro
Resposta
a) Bioeletricidade consiste nos fenômenos elétricos, magnéticos ou ainda eletromagnéticos que ocorrem nos organismos vivos (por isso o nome "bio" + "eletricidade").
b) 1ª etapa - objetiva promover a ativação do metabolismo cutâneo, de forma a atuar na circulação sanguínea periférica, bem como na mobilização da linfa e dos líquidos intersticiais, acentuando, ainda, as trocas teciduais e celulares;
2ª etapa - nesta etapa as microcorrentes acabam por atingir a musculatura facial, de modo a promover a melhoria da irrigação sanguínea e, consequentemente, maior oxigenação muscular, bem como ativação metabólica, sem a realização de ginástica isométrica;
3ª etapa - é quando ocorre a aplicação da ionização com iontos, objetivando a drenagem linfática, atuando-se com os eletrodos metálicos esféricos de modo a realizar movimentos de deslizamentos acompanhando a trajetória fisiológica da linfa na face.
c) As contraindicações são as comuns/gerais para qualquer corrente elétrica, sendo contraindicadas para mulheres grávidas; pessoas que usam marca-passo e/ou próteses metálicas; epiléticos, cardiopatas, no caso de infecções cutâneas e/ou neoplasia; bem como por meio do globo ocular.
Bons estudos!