ALGUÉM ajuda Pfvr URGENTE
1 - O texto em estudo obedece à estrutura de um texto argumentativo, pois está dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Levando em conta essa afirmação, responda as questões abaixo:
a) O primeiro parágrafo de um texto dissertativo-argumentativo chama-se introdução e nele há uma ideia principal, conhecida como tópico-frasal. Qual é a ideia principal na introdução do texto em estudo?
b) A partir da ideia principal vista no primeiro parágrafo, são desenvolvidos mais dois parágrafos em que ocorre o desenvolvimento. Como o autor desenvolve suas ideias nesses parágrafos?
c) No quarto e último parágrafo, é feita a conclusão. De que modo o autor retoma a ideia apresentada na introdução?
2 - Para defender o fato de que o convívio com a diferença na sociedade é complicado, que argumentos são utilizados pelo autor?
Respostas
Resposta:
a) A ideia principal na introdução do texto é: inserir a educação de zero a seis anos de idade no centro da agenda de políticas sociais brasileiras deve nortear o planejamento da educação no Brasil.
b) As outras ideias presentes no texto são: os anos de escolaridade de alunos pobres cresceu, mas o rendimento dos alunos oriundos de famílias pobres é menor que os oriundos de famílias ricas. Isso é causada pela carência na oferta de educação pré-escolar, que precisa ser ampliada.
2. a) No segundo e terceiro parágrafo, o autor desenvolve suas ideias utilizando dados estatísticos.
b) O autor desenvolve ideias diferentes em sua argumentação, no 4º parágrafo, porque traz um fato negativo: o baixo rendimento dos alunos de famílias pobres.
c) O argumentos que reforçam o ponto de vista do autor e dão maior veracidade as informações no quinto parágrafo são a citação a um artigo do Prêmio Nobel James Heckman que traz dados estatísticos sobre os problemas da educação brasileira.
3. O autor retoma a ideia inicial apresentada na introdução por meio da conclusão de que até seis anos a família e os diferentes estímulos recebidos pelas crianças são decisivos para a sua capacidade no futuro, logo, o governo precisa investir na educação pré-escolar.
Explicação:
PEGUEI LA NO GOOGLE