A celulose é uma molécula resistente, fibrosa e insolúvel em água. Diferentemente, o glicogênio e o amido dissolvem-se rapidamente em água quente formando uma solução opalescente (opaca/leitosa). Embora a celulose e o glicogênio/amido tenham propriedades físicas marcadamente diferentes, todas são formadas por moléculas de glicose polimerizada por meio de ligações glicosídicas, e têm pesos moleculares comparáveis. Qual característica estrutural explica essas propriedades físicas tão diferentes entre os polissacarídeos mencionados?
Respostas
respondido por:
0
A principal característica estrutural que difere o amido e o glicogênio da celulose é a formação dessas substâncias: a celulose realiza diferentes ligações químicas em relação aos outros compostos citados, incluindo ligações de hidrogênio entre os grupos hidroxila (OH-) presentes em sua estrutura.
A celulose, então, se torna um composto muito mais rígido e fibroso do que o glicogênio e o amido.
Essa diferença estrutural também faz com que esses carboidratos tenham funções distintas: o glicogênio e o amido são carboidratos de reserva de energia, enquanto a celulose é encontrada na parede celular dos vegetais e desempenha a função de sustentação das plantas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás