A relação Estado e Sociedade vem sendo construída com a história da própria humanidade. É o resultado dos conflitos, dos interesses, das interações e dos sonhos. Tratar dessa relação é falar sobre o poder e a vida gregária, como se organizar e como assegurar a sobrevivência da espécie humana em nossa casa, a Terra, garantindo a um maior número de pessoas o acesso aos recursos básicos que lhes possibilitem viver com dignidade. Observe que essas interações continuam acontecendo: os conflitos de interesses e os convívios. Logo, a relação Estado e Sociedade é marcada historicamente por tudo o que construímos no agora por nossas decisões, valores e visão de mundo. Construímos, também, quando respeitamos o diferente, quando não jogamos lixo na rua, quando preservamos o patrimônio público, quando cuidamos de nós, dos que estão à nossa volta. Também construímos quando somos indiferentes ou omissos ou, ainda, quando estamos alheios à realidade. Quando achamos natural vermos crianças nas esquinas mendigando ou se prostituindo. Quando vemos miséria, violência, corrupção, destruição do meio ambiente. A cada resposta ou omissão, definimos quem somos. A cada sim ou não, construímos essa relação. São nossas marcas deixadas na vida, nossos passos pelo chão.



BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Relação estado-sociedade / Programa Nacional de Educação Fiscal. 5. ed. Brasília: ESAF, 2014 (Série Educação Fiscal. Caderno 2).



Sobre a relação entre Estado e Sociedade e como esta se reflete no nosso contexto histórico, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A relação entre Estado e Sociedade vista pela ótica do poder é propulsora na história do homem, sendo responsável por acontecimentos que influenciaram sua existência e a de gerações futuras.



PORQUE



II. A relação entre Estado e Sociedade trouxe à humanidade acontecimentos um tanto quanto contraditórios: com guerras mundiais em oposição à criação dos direitos humanos; governos totalitários e, por outro lado, a defesa da democracia.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

B)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D)
As asserções I e II são proposições falsas.

E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Respostas

respondido por: Anônimo
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Resposta:

A letra E)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Explicação:

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