Segundo Campos (1998), para que uma empresa possa consolidar seus objetivos, o balanceamento entre os quatro conjuntos de indicadores, reflete diretamente nos resultados pretendidos e, consequentemente, no sucesso ou fracasso da organização. Assim o BSC, apresenta-se como um modelo que baseia-se no uso de indicadores.
Adaptada de: PEREIRA, J. M. Boas Práticas na Governança de TI. Maringá: Unicesumar, 2018.
A partir dos conhecimentos adquiridos, nesta disciplina, e no que diz respeito aos conceitos sobre indicadores e ao BSC, explique a frase: “A ideia de um modelo que represente por meio de indicadores os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da empresa, pode ser comparada ao painel de um automóvel”.
Respostas
O painel do carro é para o motorista o que o BSC é para os gestores, pois, assim como o painel indica a quem está ao volante as informações mais importantes que ele precisa saber sobre o carro, o Balanced Scorecard indica para os gestores os principais indicadores da empresa, revelando o seu desempenho.
Balanced Scorecard, conhecido também pela sigla BSC, monta um quadro onde se tem refletidos todos os objetivos estratégicos da organização em um conjunto de indicadores utilizados para se medir o desempenho. Há três elementos principais da montagem do BSC, que são os objetivos, os indicadores e as metas.
Desenvolvido em 1992, o Balanced Scorecard engloba, portanto, um conjunto de ferramentas usadas na medição e na gestão de desempenho. Tais ferramentas compreendem o uso de tecnologias da informação e de softwares, estando assim aliada com a tecnologia.
Bons estudos!
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho whats (15) 98115-0680
===================================