AJUDA Quais programas foram implantados no Brasil para a recuperação ou revitalização de línguas indígenas?
Respostas
Resposta:
Valorando a diversidade e a riqueza destes idiomas, e perante a ameaça de extinção de alguns deles, a FILAC lançou um programa para revitalizar as línguas indígenas na região, no marco do ano Internacional das Línguas Indígenas celebrado em 2019. ...
Explicação:
Resposta:
A formulação de uma política linguística é imprescindível para a preservação das línguas originárias no Brasil. Nessa linha, uma ação de pesquisadores da Unicamp investe na revitalização e documentação das línguas indígenas no Estado de São Paulo.
O grupo de pesquisa liderado pelo linguista e indigenista Wilmar Rocha D’Angelis, professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, atua com as comunidades Indígenas no processo de Revitalização de línguas Indígenas do Estado de São Paulo.A Unicamp possui, no departamento de Estudos da Linguagem, uma área de línguas indígenas que pode ser considerada hoje uma das que mais forma pesquisadores de línguas indígenas do Brasil. O departamento de linguística, no Instituto de Estudos da Linguagem, tem como ação de extensão universitária um programa de Revitalização de Línguas Indígenas no estado de São Paulo.
Esse trabalho vem sendo realizado desde 2013 e conta com parceiros, como o grupo de pesquisa InDIOMAS, a ONG chamada Kamuri e com a Funai da região. Seus resultados podem ser observados em algumas comunidades indígenas, tais como a revitalização da Língua Nhandewa Guarani ou Tupi-guarani, o Kaingang Paulista, que é um dileto em via de extinção, o Krenak em São Paulo, desmembrado de Minas Gerais, e o Terenas, outra comunidade desmembrada do Mato Grasso.
Explicação: