“(…) Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro pequenos filhos viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter. (…)”
“(…) Não temos alternativa senão protestar. Por muitos anos, demonstramos uma assombrosa paciência. Por vezes, demos a nossos irmãos brancos a impressão de que gostávamos do modo como estávamos sendo tratados. Mas viemos aqui hoje para sermos salvos dessa paciência, que nos tem feito pacientes com tudo que não seja a liberdade e a justiça.” (…)
“(…) A ação franca não violenta procura criar uma tal crise e fomentar uma tal tensão que a comunidade que se tem constantemente recusado a negociar é forçada a enfrentar a questão. Procura-se assim dramatizar a questão a fim de que ela não possa mais ser ignorada. (…) Sabemos, por dolorosa experiência, que a liberdade nunca é voluntariamente dada pelo opressor; é preciso que ela seja exigida pelo oprimido”.
Os trechos acima são de discursos e escritos de um dos mais eloquentes oradores norte-americanos do século XX, cuja importância, na história de seu país, é lembrada anualmente com um dia feriado em seu nome. A respeito dessa personagem histórica, afirma-se que:
I. liderou um amplo movimento social contra a segregação racial oficial e pela igualdade de direitos civis da população negra de seu país.
II. fervoroso pastor protestante, viu-se obrigado a apoiar a guerra que os EUA travavam contra o Vietnã, entendida por ele como uma cruzada contra o ateísmo comunista.
III. pôs, em ação, táticas não violentas de organização e mobilização política, transformando o protesto pacífico em poderosa arma de luta social, como no célebre boicote à lei de segregação nos transportes públicos em Montgomery.
1. Após a leitura do texto e da análise acima, podemos concluir que: *
1 ponto
A) apenas a afirmação I é correta.
B) as afirmações I e II são corretas.
C) as afirmações I e III são corretas.
D) Todas estão corretas.
2) “Uma característica fundamental da história dos Estados Unidos foi a extraordinária capacidade em atrair nações de imigrantes para absorver, como uma esponja gigantesca, dezenas de milhões de pessoas de todas as classes, culturas e países. ” Que motivos explicam tal capacidade de atração de imigrantes? *
1 ponto
a) Os EUA têm a tradição em atrair imigrantes devido ao tratamento oferecido a estes imigrantes tais como: moradia, escola para os filhos, planos de saúde e emprego;
b) Devido a facilidade de entrada no país que não exige uma série de documentos e fornece vistos permanente para que consegue trabalho;
c) Em virtude de sua posição de liderança econômica no mundo ocidental, principalmente a partir de 1980, os Estados Unidos passaram a atrair milhões de imigrantes;
d) Devido a abertura de cotas imigratórias para atender o mercado de trabalho, pois a população americana é formada em sua maioria por idosos o que traz a necessidade de mão-de-obra internacional.
Respostas
respondido por:
1
Explicação:
idieiirieiieieiieirjejejjejejejn4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás