A Psicologia do Desenvolvimento é a ciência que se propõe a sistematizar o conhecimento acerca das modificações orgânicas, psicológicas e sociais experienciadas ao longo da vida humana e suas implicações no modo como os indivíduos se relacionam consigo e com os outros em cada período evolutivo. Por sua definição, podemos notar que as mudanças sociais são fatores determinantes na expressão do desenvolvimento humano.
Michel Serres (2013) publicou o livro Polegarzinha, no qual discute as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas e como estas afetaram a relação com o conhecimento e com o ensino escolar. O autor afirma que os sujeitos na atualidade: "[...] habitam o virtual. As ciências cognitivas mostram que o uso da internet, a leitura ou a escrita de mensagens com o polegar, a consulta à Wikipédia ou ao Facebook não ativam os mesmos neurônios nem as mesmas zonas corticais que o uso do livro, do quadro-negro ou do caderno. Essas crianças podem manipular várias informações ao mesmo tempo. Não conhecem, não integralizam nem sintetizam da mesma forma que nós, seus antepassados" (SERRES, 2013, p. 19).
SERRES, Michel. Polegarzinha. Tradução Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
Partindo dos aspectos pontuados, elabore um texto (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas) sobre a importância de considerar as transformações sociais e seus impactos no desenvolvimento humano para a compreensão do aluno atual e sua relação com a educação escolar.
Faço essa atividade e o mapa. Para mais informações, entre em contato pelo 18 99692 8291. Atenciosamente, Joana.
TAREFAS SEM PLÁGIO, RESPOSTA INDIVIDUAL, MAIS DE 2550 ALUNOS APROVADOS.
Respostas
Vivemos hoje numa era tecnológica, onde as informações se espalham e se tornam obsoletas com a mesma rapidez. Os alunos de hoje já nasceram com essas facilidades que tornam sua busca por informação mais rápida e prática, porém são muitos os prejuízos que o uso excessivo e desregrado da tecnologia pode trazer ao desenvolvimento das nossas crianças.
Hoje em dia grande parte das famílias tem acesso a internet e aparelhos eletrônicos, o que aproximou ainda mais as crianças desse universo tão vasto.
Como consequência os alunos de hoje tornaram-se imediatistas, acostumados a ter na palma da mão com poucos cliques tudo o que procuram. Assim a escola e o professor precisam se adequar as demandas de seus alunos e rever suas práticas, fugir dos paradigmas da educação tradicionalista e trabalhar utilizando metodologias ativas que incluem o aluno na construção do próprio conhecimento.
https://brainly.com.br/tarefa/19524284