1 Explique a relação entre o surgimento das monarquias absolutistas e os interesses da burguesia e da nobreza durante a Idade Moderna.
2 Identifique as principais características dos chamados Estados Nacionais modernos
Respostas
Resposta:
1- O fim da Idade Média foi marcado por bastante dificuldade, principalmente por parte dos camponeses, que passaram por baixa na produção, fome, peste e um aumento excessivo de impostos visto a situação caótica. Um rei com seu poder centralizado, ajudava os nobres a se protegerem e se reestabelecerem diante aos descontentamentos dos servos, e também, recebiam diversos privilégios, como cargos políticos e isenção de impostos como forma de incentivo.
Já a burguesia, classe social com forte interesse econômico, apoiava a criação de, não mais diversos feudos bastante diferentes entre si, mas agora, estados nacionais com sistemas de moeda e medidas iguais, facilitando o comércio e desenvolvimento.
2- As principais semelhanças entre os Estados Nacionais modernos era a sua aderência ao mercantilismo (práticas econômicas de interferência estatal, de metalismo e pacto colonial) e absolutismo (política de poder centralizado nas mãos do monarca).