Respostas
Resposta:
É um dos assuntos mais problemáticos na agenda global, a causa de inúmeras doenças e uma das maiores inimigas de uma pele saudável. A ameaça é real, preocupante e visível, e dá-se pelo nome de poluição.
Os seus efeitos na saúde não são desconhecidos - segundo a World Health Organization (WHO), a poluição do ar é responsável por 36% das mortes por cancro de pulmão e por 27% das mortes resultantes de doenças do coração. Estes dados preocupantes não são uma surpresa quando pensamos nos 92% da população mundial que reside em pontos do globo onde a qualidade do ar excede os limites impostos pelas guidelines da WHO. Segundo a mesma organização, a poluição do ar é definida como "a contaminação do ambiente, tanto exterior como interior, resultante de qualquer agente químico, físico ou biológico".
A realidade assombrosa da poluição não se faz sentir apenas na nossa saúde, e a problemática extende-se também ao maior orgão do nosso corpo: a pele. Desde os raios UVA/UVB, que podem desencadear o fotoenvelhecimento, as irritações na pele ou os cancros cutâneos, às partículas finas que flutuam no ar e penetram os poros, causando danos celulares como a hiperpigmentação, a inflamação e a sensibilidade, os poluentes são uma das grandes causas do envelhecimento prematuro da pele. Levando ao stress oxidativo, estes agressores estão diretamente relacionado com o enfraquecimento da barreira da pele, que por sua vez resulta no aparecimento de linhas finas e rugas.
Uma simples e rápida pesquisa em alguns sites de cosmética é suficiente para perceber que a indústria da Beleza não fechou os olhos a esta ameaça e que a nossa crescente "obsessão" com o wellness resultou em inúmeros cuidados que se identificam como antipoluição, detox ou antioxidante. Mas como funcionam, afinal, estes produtos?
Uma das respostas possíveis é através do uso de ingredientes com propriedades antioxidantes e protetoras, como o extrato de laranja e o extrato de coentro, presentes na máscara antipoluição da Kiehl's. Outras soluções como o Booster Detox da Clarins, com extrato de café verde reconhecido pelas suas propriedades desintoxicantes, ou o tratramento One Essential City Defense de Dior, com uma tripla ação antipoluente e filtros UVA/UVB, ajudam a aumentar os níveis de proteção da pele. E porque a ameaça não é só exterior mas também interior, e até as luzes do computador podem ser inimigas da perfeição, uma bruma como Flash Defence ou D-Pollution Essentiel pode ser uma boa adição ao material de escritório.
Explicação: