• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nessacristhian
  • Perguntado 3 anos atrás

Diferentemente de outras abordagens, a Teoria Histórico-Cultural tem como um de seus pressupostos que o desenvolvimento da personalidade não é natural, mas histórico e social, ou seja, depende da integração do indivíduo desde os primeiros momentos de vida na sociedade, que é repleta de exigências, expectativas e costumes. Por isso, as regularidades que caracterizam a formação da personalidade desde a infância até a vida adulta são – como são todas as esferas do desenvolvimento da pessoa sob essa mesma óptica –, resultantes do intercâmbio entre as peculiaridades do desenvolvimento psicofisiológico da criança e de seu desenvolvimento cultural (VYGOTSKI, 1931/2013a). É na atividade social que a personalidade se configura (BISSOLI, 2014, p. 589). BISSOLI, M. F. Desenvolvimento da personalidade da criança: o papel da educação infantil. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 4, p. 587-597, out./dez, 2014.



Quais alternativas são consoantes com a perspectiva de desenvolvimento da personalidade na infância?



Assinale as alternativas CORRETAS:



I - Na infância, a criança está ainda alheia. Portanto, não tem como formar uma consciência sobre os objetos e seu conhecimento sobre as relações humanas e, sobretudo, sobre si mesma (a autoconsciência).



II - Nos primeiros anos de vida, a criança aprende valores, normas de conduta e capacidades especificamente humanas e torna-se capaz de expressar-se de maneira singular diante do mundo.



III - A infância é o período espontâneo do desenvolvimento da formação da personalidade.



IV - Na infância se estabelecem os primeiros níveis da formação da personalidade e trazem as marcas do sujeito humano.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) I - III – IV.
B) II – I. – IV.
C) II – III - IV.
D) I – II – III.

Respostas

respondido por: carvalhojessicaac
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Resposta:

C) II – III - IV.

Explicação:

É nos primeiros anos de vida que a

criança aprende valores, normas de conduta e

capacidades especificamente humanas e torna-se capaz de expressar-se de maneira singular

diante do mundo: ela forma uma consciência

cada vez mais complexa sobre os objetos e seu

conhecimento, sobre as relações humanas e,

sobretudo, sobre si mesma (a autoconsciência).

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