A partir do século VIII, com o início das invasões bárbaras ou migrações, quais foram as mudanças sociais percebidas, na Europa e como ficou as novas relações de trabalho, considerando o colonato, o comitatus e o beneficium?
Respostas
A partir do século VIII com a ocorrência das invasões bárbaras observa-se na Europa um grande êxodo urbano, concentração populacional nas áreas rurais. Os colonos tornaram-se os servos na idade Média e o Comitatus deu origem às relações de suserania e vassalagem.
Com a invasão dos povos bárbaros e a queda do império romano do Ocidente em 476 d.C. observa-se na Europa a mudança gradual da Antiguidade para a Idade Média. Um período denominado por alguns historiadores como Antiguidade tardia.
Mudanças políticas, sociais e econômicas ocorrem, por exemplo, é nítido o êxodo urbano no qual a maioria da população migra para as regiões rurais. Os colonos que arrendavam as terras tornam-se os servos dos senhores feudais que serão os verdadeiros proprietários dos latifúndios. O Comitatus que era presente na cultura germânica ira permanecer presente nas relações de suserania e vassalagem que existiam nas relações políticas entre os senhores feudais.