Leia o texto a seguir:
É normal que as pessoas questionem como funciona a política e como fazer para entendê-la. Comumente, o cidadão tem dificuldade para compreender o cotidiano da política, isto é, quais são as ações rotineiras que vão influenciar a vida das pessoas, como o valor dos impostos, a contrapartida do Estado em realizar obras e aperfeiçoamentos na administração pública, o preço do combustível, do arroz, do feijão, da água, entre outros. [...] Se olharmos para o radical da palavra política, verificamos que esse termo vem do grego politikos, que significa assuntos relacionados a polis, isto é, aos modelos de cidade-estado da Grécia Antiga. É claro que as cidades mudaram muito do período em que o termo foi criado até os dias de hoje; mas, tanto as cidades-estado da Grécia quanto as cidades brasileiras têm os mesmos ingredientes para definirmos o que é a política e seus efeitos: povo, governantes e disputas em torno do poder do governo que somente a política pode proporcionar.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
Considerando o texto acima, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativa 1:
A discussão acerca da política é algo presente desde a Grécia Antiga, assim, atualmente, todos os cidadãos possuem o conhecimento de temas políticos e, principalmente, do cotidiano da política.
Alternativa 2:
O texto afirma que o cotidiano da política relaciona-se às ações do dia a dia que influenciam a vida das pessoas, como o valor dos impostos e o preço de produtos no supermercado.
Alternativa 3:
A origem da palavra política vem da palavra latina politikos que refere-se à política aplicada nas cidades da Grécia Antiga, sendo um termo inadequado para utilizar nas cidades do Brasil.
Alternativa 4:
O texto afirma que as cidades brasileiras, diferente das cidades-estado da Grécia Antiga, possuem os elementos que definem o que é a política: povo, governantes e disputas em torno do poder do governo.
Alternativa 5:
A política é formada por assuntos complexos que envolvem a filosofia e estudos da Grécia antiga, assim, é normal que as pessoas questionem como funciona a política e como fazer para entendê-la.
Respostas
Resposta: A alternativa 2 está correta.
Explicação:
A alternativa 1 erra quando afirma que “atualmente, todos os cidadãos possuem o conhecimento de temas políticos e, principalmente, do cotidiano da política”.
A alternativa 3 se equivoca na indicação da origem da palavra política, latina em vez de grega.
A alternativa 4 vacila quando diz que, nas cidades brasileiras, os elementos que definem o que é a política são diferentes daqueles das cidades-estado da Grécia Antiga.
Na alternativa 5 a afirmação de que a política é formada por assuntos complexos que envolvem a filosofia e estudos da Grécia antiga é incorreta.
Resposta:
O texto afirma que o cotidiano da política relaciona-se às ações do dia a dia que influenciam a vida das pessoas, como o valor dos impostos e o preço de produtos no supermercado.
Explicação: