O processo de Independência da Venezuela foi marcado por mudanças de rumo e ideais. Sobre
isso, é correto afirmar que:
(A)os gruposcriollos uniram-se aos populares e, principalmente, a Simón Bolívar, alterando
profundamente o sistema social imposto pelos espanhóis.
(B)se tratou de um processo iniciado política e juridicamente pelos poderososcriollos, mas mudou
de rumo com a liderança de Bolívar.
(C)apesar de ter sido comandado por Bolívar, esse processo fracassou e terminou com a vitória das
tropas realistas.
(D)correspondeu a um curto e rápido processo, uma vez que os realistas aceitaram a Independência
tão logo os criollosa proclamaram em 1811.
Respostas
Resposta:
(B) se tratou de um processo iniciado política e juridicamente pelos poderososcriollos, mas mudou de rumo com a liderança de Bolívar.
Explicação:
Dessa forma se instaurou na Capitania Geral da Venezuela um conflito: de um lado, os espanhóis e os comerciantes, chamados de realistas, ligados diretamente ao mercado espanhol, que defendiam a submissão de Caracas às Cortes Espanholas; do outro lado, os criollos, chamados de patriotas, que queriam a autonomia da capitania. Um ano antes, em 1807, Simón Bolívar, um militar criollo venezuelano, tinha retornado a Caracas. Na Europa frequentara reuniões liberais, algumas delas em companhia de Francisco de Miranda. Bolívar era um grande defensor da independência americana e, nesse processo, passou a ser um dos líderes dos patriotas. Nessa situação, em 19 de abril de 1810, os criollos de Caracas decretaram a formação de uma Junta Governativa, obrigando Emparan a renunciar ao governo da Capitania e expulsando todos os espanhóis da administração e do território venezuelano.
Sobre o processo de Independência da Venezuela podemos afirmar que (B)se tratou de um processo iniciado política e juridicamente pelos poderosos criollos, mas mudou de rumo com a liderança de Bolívar.
O documento de Declaração da Independência de Venezuela utilizado na declaração de independência em relação à Coroa da Espanha.
A Ata do documento apresentava sete dos dez representantes das províncias localizadas na Capitania Geral da Venezuela na América do Sul na Capela Santa Rosa de Lima.
Essa declaração se pautava em princípios republicanos que estabeleceram um novo tipo de nação. O documento, de modo específico, aboliu a Monarquia, com a principal promessa de reduzir as desigualdades, além da abolição da censura.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/43269845
Espero ter ajudado.