• Matéria: Português
  • Autor: annaemanuelly13
  • Perguntado 4 anos atrás

Para responder às questões 1 e 2, retome o conteúdo estudado em nossa aula e leia esse fragmento de crônica:
Sopa de macarrão, de Domingos Pellegrini O filho olha emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome. — Com fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho. Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome. — Não quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e batata frita! Ela vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio. — Nos Estados Unidos — continua ela — um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos! — E como é que ele aguentou um mês só comendo isso?! — perguntou o pai, o filho responde: — Porque é gostoso! — E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho. A mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho verde cru. — E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca... O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta: — Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo! — Ele continua olhando o prato vazio, até que resmunga: — Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim? O pai diz que isso é da idade, o importante é ter saúde. — E você, se continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai pesar mais de cem quilos! — No Japão — resmunga ele — podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota. — E no Natal — cantarola a mãe — vai ser Papai Noel né? E Rei Momo no carnaval... — Não tripudie — diz o pai. — Ele ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa! [...] Domingos Pellegrini – Crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Salamandra, 2005. P.210-3.)

1) O fato do filho olhar emburrado para o prato vazio indica que ele está: * 1 ponto
A) entusiasmado.
B) empolgado
C) satisfeito.
D) descontente.

2) Qual alimento o filho mastiga fazendo careta?* 1 ponto
A) Cenoura crua.
B) Manga verde.
C) Alface.
D) Pepino. ​

Respostas

respondido por: josejiujits
11

Resposta:

1-D

2-C

Explicação:


adierseliezer350: ta errada é 1:c 2:a
respondido por: jalves26
5

1) O fato do filho olhar emburrado para o prato vazio indica que ele está:

D) descontente.

2) O alimento que o filho mastiga fazendo careta é:

C) Alface.

Explicação:

1. Olhar emburrado sugere irritação, descontentamento.

Quando o menino olha para o prato vazio com esse olhar, o pai lhe pergunta se ele não tem fome, mas o menino responde: "Com fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho".

2. O trecho que comprova a resposta é: "E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho."

Dicas de interpretação de texto

  • leia a pergunta antes do texto, pois assim sua leitura será direcionada para o aspecto solicitado no enunciado;
  • leia o texto com calma e atenção;
  • procure identificar o gênero textual;
  • busque perceber a finalidade do texto e o contexto de sua produção;
  • tente descobrir o significado das palavras que não conhece;
  • tente resumir a ideia central de cada parágrafo;
  • procure identificar a tese (o ponto de vista) e os argumentos (os porquês) que foram usados para embasar a tese;
  • perceba o tipo de linguagem usada (forma e informal) e se há de termos específicos de determinada área de conhecimento

Veja mais uma tarefa de interpretação de texto em:

https://brainly.com.br/tarefa/44455768

Anexos:
Perguntas similares